Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
notcias: Nenhum médico respondeu a apelo para apoio voluntário a doentes oncológicos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 6 en el tema 
De: isaantunes  (Mensaje original) Enviado: 05/04/2012 18:18


Nenhum médico respondeu ao apelo da União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC), que solicitava oncologistas ou médicos de clínica geral para apoiar doentes, alertou aquela associação.

 


 Durante o mês de Março, a UHDC promoveu uma campanha de admissão de médicos voluntários para ajudarem nas valências gratuitas do Núcleo de Apoio ao Doente Oncológico e na Linha Contra o Cancro, a primeira a funcionar em Portugal. “Não conseguimos o objetivo final, que era pelo menos um médico, oncologista ou de clínica geral, para dar apoio uma ou duas horas por semana”, disse Cláudia Costa, acrescentando desconhecer se foi falta de interesse ou tempo ou se a mensagem não chegou junto dos clínicos.

No atendimento aos doentes, a UHDC disponibiliza um serviço de psicologia e um serviço médico, que contava com um oncologista do Instituto Português de Oncologia, que teve que se ausentar “numa missão para fora do país”. O apoio médico ficou assim desfalcado e os doentes deixaram de ter a quem recorrer quando tinham dúvidas, precisavam de orientação ou de segundas opiniões.

“O médico no nosso serviço orienta os doentes, elucidando-os melhor sobre a doença, sobre a alimentação que devem fazer, sobre os tratamentos, nomeadamente a quimioterapia, explica tudo, pois ao doente cabe toda a verdade”, disse a responsável, adiantando que estas consultas “baixam muito os níveis de ansiedade dos doentes, o que é fundamental”.

Segundo Cláudia Costa, também psicóloga na UHDC, este serviço tem muita procura, não só por parte dos doentes que já eram atendidos pelo anterior médico daquele serviço e que de repente se viram sem esse apoio, mas sobretudo por pessoas “após o primeiro exame”. “São pessoas que fazem um primeiro exame que lhes detecta um tumor e nos procuram porque querem saber exactamente o que significa o que lhes foi detectado, ou que têm um caroço suspeito e querem saber onde se devem dirigir, ou que sabem que vão ter que fazer quimioterapia e querem saber em que consiste o tratamento, como vai ser feito”, adiantou.

A procura é feita essencialmente através da Linha Contra o Cancro. A maioria é para apoio psicológico, mas uma grande parte é para apoio médico. Cláudia Costa garante que actualmente são mais de dez as chamadas diárias para pedir apoio médico. “Cada vez aumentam mais as doenças oncológicas, cada vez há mais procura”, acrescentou.

A UHDC, que assinala no próximo sábado, Dia Mundial da Saúde, o seu 13º aniversário, criou a primeira linha telefónica do país de apoio a doentes com cancro, disponibilizou 9000 consultas de apoio psicológico, recebeu 20 mil chamadas para apoio a doentes com cancro e presta 14 valências gratuitas de apoio a doentes e familiares.

Só no último ano, a UHDC, que sobrevive exclusivamente de donativos e do trabalho dos voluntários, realizou 968 consultas de apoio psicológico, 1200 consultas de apoio hospitalar, 160 consultas de apoio médico, 44 consultas de apoio domiciliário e 44 consultas de apoio multidisciplinar a crianças com cancro, tendo ainda recebido 1936 chamadas de doentes oncológicos.

http://www.publico.pt/Sociedade/nenhum-medico-respondeu-a-apelo-para-apoio-voluntario-a-doentes-oncologicos-1540896

 



Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 6 en el tema 
De: nhungue Enviado: 05/04/2012 20:19
MONEY, MONEY, MONEY?

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 6 en el tema 
De: isaantunes Enviado: 05/04/2012 20:52
Yes, it will be!

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 6 en el tema 
De: mariomarinho2 Enviado: 05/04/2012 21:41
....................Sorry: This article, it seems to me little credible

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 5 de 6 en el tema 
De: mayrameireles Enviado: 06/04/2012 03:35
Pois é... Quando recebem o diploma para exercer a profissão, fazem o "juramento de Hipócrates"... Mas, na realidade, estão fazendo o juramento de hipócrita! Absurdo! Salvo uma "pequena minoria", têm alma a atitudes cristãs. Beijinhos, Mayra

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 6 de 6 en el tema 
De: isaantunes Enviado: 07/04/2012 09:07
De acordo. Beijinhos. Isabel


Primer  Anterior  2 a 6 de 6  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados