Acordo de venda da HCB domina manchetes da imprensa moçambicana de hoje
10 de Abril de 2012, 13:56
Maputo, 10 abr (Lusa) - O acordo entre Pedro Passos Coelho e Armando Guebuza para a venda de 7,5 por cento da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) de Portugal para Moçambique é o principal destaque da imprensa moçambicana de hoje.
O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e o Presidente moçambicano, Armando Guebuza, assinaram na segunda-feira em Maputo o acordo de alienação de 7,5 por cento de Portugal na HCB para Moçambique, devendo o Governo moçambicano pagar pelo negócio 42 milhões de dólares (32 milhões de euros).
No quadro do Memorando de Entendimento assinado por Maputo e Lisboa, o Estado português vai vender os remanescentes 7,5 por cento que ainda detém na barragem até 2014, passando Moçambique a deter o domínio total do empreendimento.
O Notícias, o maior diário de Moçambique, abre a sua edição de hoje com o título "Guebuza e P.Coelho selam negócio HCB", sublinhando no primeiro parágrafo que "com o referido protocolo fica assim encerrado em definitivo o ´dossier` HCB".
Por seu turno, o País, diário editado na capital, exulta com o acordo, titulando na primeira página: "HCB será toda nossa em 2014" e com o antetítulo "Moçambique já tem 92,5 por cento das ações".
O diário eletrónico Media Fax também faz manchete com a reversão da propriedade da HCB para Moçambique, escrevendo em título "Portugal troca HCB pelo projeto Centro-Sul", aludindo à entrada da portuguesa REN no projeto de construção da linha elétrica entre o centro e sul de Moçambique, como parte do negócio da barragem.
A Agência de Informação de Moçambique (AIM) também enfatiza o pacto alcançado entre os dois governos, referindo na sua página de Internet que HCB passa a controlo completo de Moçambique até 2014", o mesmo destaque dado pelo diário Canal de Moçambique, com o título "Moçambique passa a deter 92,5 por cento do capital social da HCB".
PMA.
Lusa/Fim
http://noticias.sapo.mz/lusa/artigo/14125738.html