Passos que Coelho deu em Mavalane
11 de Abril de 2012, 16:16
Depois do tête-a-tête com o Governo Moçambicano e que culminou com a assinatura dos acordos para a reversão completa da Hidroeléctrica de Cahora Bassa, o primeiro-ministro português teve uma agenda marcadamente social.
A visita ao Centro Dia Mães de Mavalane, nos arredores da cidade de Maputo foi o primeiro acto, com Passos Coelho a receber explicações das acções de formação que são levadas à cabo neste espaço que funciona com financiamento português.
Coelho passou por quase todas salas do Centro Vocacional, conversou com os petizes e deixou ficar muitos conselhos.
Depois visitou a escola de solidariedade que lecciona do ensino primário ao secundário geral que tem inscritos 3387 alunos que frequentam da 1ª a 10ª classe e acompanhou uma aula de educação física prometendo seguir o exemplo para manter a linha.
Do Centro Dia Mães de Mavalane, Pedro Passos Coelho saiu com vários presentes e prometeu que Portugal continuará a investir nos projectos sociais em Moçambique, apesar da crise económica financeira que atinge aquele país europeu.
Anualmente este projecto recebe da Cooperação Portuguesa cerca de 260 mil Euros e este ano receberá 80 mil Euros que serão alocados para a aquisição de equipamento para o Centro de Chibuto.
A Cooperação Portuguesa tem em curso vários projectos sociais em Moçambique, cujo financiamento plurianuais chega a atingir valores na casa dos 60 milhões de Euros.
Alfredo Lituri
SAPO MZ
http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1235356.html