![](//multiply.com/mu/isaantunes/image/kIlVeA1QncWP7Kt9NsC4qQ/photos/1M/300x300/807/image-193992-0-1337075536.jpg?et=KPTigzmVtdhmH1Cdcsq9SA&nmid=0)
Designer e cientista criam roupa anti-mosquito
O tecido pode ajudar a combater a malária
Frederick Ochanda, cientista da Universidade Cornell do Quénia, e a estilista Matilda Ceesay criaram uma peça de vestuário que repele os mosquitos transmissores de malária, mas sem comprometer o visual.
A peça foi criada com partículas nano de insecticidas que não se dissipam com facilidade e a fibra de tecido pode ter até três vezes mais veneno, o que a torna mais eficaz.
Segundo Frederick Ochanda, a novidade é a durabilidade da proteção, uma vez que noutras tecnologias o insecticida desaparece após seis meses.
Matilda Ceesay vai criar seis peças com o tecido desenvolvido pelo cientista. A primeira (foto) foi já apresentada na Cornell Fashion Collective: “A peça explora e moderniza as tradicionais silhuetas e tecidos africanos, unindo a força e sensualidade da mulher moderna".
O impacto desta inovação pode ser muito grande em África, já que a malária é uma das principais causas de mortalidade. "Espero que o meu projecto possa mostrar que é possível reunir moda e ciência e que inspire outros a continuar a melhorar a tecnologia”, remata Ceesay que já está a investigar a criação de um tecido que liberte insecticida de acordo com a variação climática e de luz.
15 de Maio de 2012
http://mulher.sapo.mz/moda-beleza/tendencias-novidades/designer-e-cientista-criam-rou-193992-0.html