A empresa Ambição International Marketing Lda intentou uma Providência Cautelar para apagar mais de 350 comentários e testemunhos escritos por centenas de pessoas no blog do PI. O tribunal mandou o PI ocultar os comentários que dão conta das acções da empresa (aqui) . Este processo tem origem num post de 10 de Maio de 2011, com um texto de denúncia de um candidato a trabalho na empresa Axes Market que podes ver aqui bem como as centenas de comentários em causa. A sentença está disponível
Foi hoje decretada uma providência cautelar sobre o blogue dos Precários Inflexíveis que os obriga a apagar os comentários surgidos a propósito de um post (de 10 de maio) onde se dá eco a um testemunho de uma pessoa burlada por uma empresa que faz da fraude o seu modo de vida, a Axes Market. Esta denúncia suscitou mais de 350 comentários onde é relatada a experiência de pessoas que esta e outras empresas com a mesma forma de atuação burlaram.
Uma delas, a Ambição Internacional Marketing, decidiu apresentar uma providência cautelar argumentando que os comentários criaram dificuldades acrescidas no recrutamento de novos profissionais. Quem esperava que estas denúncias pudessem suscitar uma investigação sobre a forma de atuação destas empresas, desengane-se. Aquilo que o Tribunal determinou foi a suspensão ou ocultação dos comentários, estipulando ainda uma multa diária de 50 euros por cada dia de atraso no cumprimento da deliberação.
Curiosamente, nenhuma das empresas denunciadas nos comentários avançou com processos contra quem os escreveu, nem tão pouco contactou ou solicitou o direito de resposta ao blogue. Quando não há argumentos, silenciar parece ser o caminho que resta. Os Precários Inflexíveis, em comunicado, prometem reagir judicialmente por não aceitarem que a Justiça seja instrumentalizada.
Também hoje o reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos, apelou ao silêncio «para não criar mais problemas» ao país. Segundo ele, «se estivéssemos seis meses todos calados, se não criássemos mais problemas do que os que já existem e deixássemos as coisas correr, daqui a seis meses, trabalhando, veríamos que as coisas até evoluíram melhor do que o que pensámos».
Entre tudo isto e a concretização da suspensão da democracia proposta em tempos pela Manuela Ferreira Leite, a distância é cada vez mais curta.
http://arrastao.org/2541392.html