O hábito britânico de beber chá pode ajudar a diminuir o risco de contrair diabetes de tipo 2. Mas só se beber quatro ou mais xícaras por dia.
Um estudo que incidiu nas populações europeias descobriu que os habitantes dos países onde se tem o hábito de beber quatro xícaras por dia (a média britânica), apresentavam um risco 20% menor de desenvolver a doença.
A investigação liderada por Christian Herber, do Centro Leibniz de investigação de Diabetes da Universidade Duesseldorf na Alemanha, revela que investigações anteriores a este estudo indiciavam já que o consumo de chá estava associado a uma menor incidência de diabetes de tipo 2.
A obesidade é um factor de risco para o desenvolvimento de tipo 2, mas os factores dietéticos podem desempenhar um papel benéfico, como o consumo de chá.
“O consumo de chá pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 e protege as nossas células de danos dos radicais livres. Este efeito pode ser devido aos polifenóis presentes no chá” diz Herber.
A investigadora revela também que “É importante termos noção dos factores associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, pois a prevalência de diabetes está a aumentar rapidamente