Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: Sergio Pininfarina, o artista dos automóveis, morreu em Turim
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: mariomarinho2  (Mensaje original) Enviado: 03/07/2012 19:13

######################################################################

 

 

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

 

Sergio Pininfarina morreu ontem à noite em Turim. Tinha 85 anos. Mantinha-se como presidente honorário da empresa onde criou o desenho do Ferrari Testarossa. Itália chama-lhe o artista dos automóveis.
Pininfarina é sinónimo de design de automóveis. A ligação à Ferrari tem sido o expoente máximo desta empresa italiana, fundada por Battista Farina. Fundada em 1930, a Carrozzeria Pinin Farina começou como uma oficina de fabrico de carroçarias especiais que foi evoluindo.

Mas veio a Guerra Mundial. A Carrozzeria Pinin Farina, segundo diz o "site" da empresa, ficou destruída, mas prosseguiu na produção do Lancia Aprilia Bilux. Como país perdedor da guerra, a empresa não foi autorizada a participação no Salão Automóvel de Paris, mas Battista e Sergio Farina guiaram dois modelos - Alfa Romeo 6C 2500 S e o Lancia Aprilia – até Paris, onde estacionaram em frente ao Grand Pallais, onde estava a decorrer a exposição de automóveis, para que todos os visitantes vissem. Tiveram sucesso.Nos anos 50 é plantada a semente da ligação com a Ferrari. Battista não queria ir ao terreno da Ferrari em Modena. Enzo Ferrari não queria ir a Turim, onde estava a Pinin Farina. Sergio resolve o assunto, marcando uma reunião em terreno neutro. E a ligação surge, ficando Sergio à frente desta parceria. Para a história ficam mais de 200 automóveis Ferrari "by Pininfarina", entre eles o desportivo Testarossa. Também concebeu carros para a Maserati, ligação que ressurgiu no ano 2000.

Em 1961, a família consegue autorização legal para mudar o apelido para Peninfarina e já sob este nome Sergio, filho de Battista, assume a liderança da empresa como director-geral, assumindo a presidência em 1966 quando o pai morre. Ontem à noite, foi Sergio que morreu na sua casa em Turim. Tinha 85 anos. Não estava, já, à frente da empresa, mas mantinha-se como presidente honorário. Pelos méritos sociais foi nomeado Senador vitalício pela presidência italiana.

Engenheiro de formação levou a Pininfarina à bolsa de Milão em 1986. Dois anos depois assume a presidência da confederação dos patrões, a Cofindustria, onde permaneceu até 92. Teve vários outros cargos.

Em 2002, passou a direcção operacional ao filho Andrea, mas um acidente de viação em 2008 provoca-lhe a morte. O jornal "Il sole 24 ore" diz a notícia atirou Sergio para a sua casa, onde permaneceu até que ontem à noite faleceu, com a mulher Giorgia e os outros dois filhos, Lorenza e Paolo, ao seu lado.

A crise na indústria automóvel nos anos recentes levou a que a Pininfarina se dedique hoje mais ao design, engenharia e investigação e desenvolvimento sobretudo de carros eléctricos. Em 2010, as ordens de produção da Ford e Alfa Romeo cessaram, pondo fim à actividade que durante muitos anos foi o principal negócio da empresa. E teve de ser operadora a reestruturação.

 
 
 
 


Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados