""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////
%%%%%%%%%%%%%%%%
Sean FitzPatrick, antigo CEO e presidente do banco irlandês, foi preso esta madrugada no aeroporto de Dublin pela polícia irlandesa. FitzPatrick é acusado, segundo a BBC, de irregularidades financeiras no banco que deixou em Dezembro de 2008, um mês antes de este ser nacionalizado
Nas últimas 24 horas, três executivos do Anglo Irish Bank foram detidos pela polícia irlandesa. Os três homens enfrentam 16 acusações de irregularidades financeiras, relacionados com tentativas falhadas de impulsionar o preço das acções do banco, avança o site da BBC.
Esta é a terceira vez que Sean FitzPatrick (na foto) é preso nos últimos três anos e meio no âmbito da investigação ao colapso do banco. O Anglo Irish Bank foi nacionalizado em Janeiro de 2009 por 30 mil milhões de euros.
A nacionalização do banco irlandês ocorreu após ser tornado público que Sean FitzPatrick transferiu durante oito anos empréstimos concedidos pelo Anglo Irish Bank a membros da sua direcção para uma sociedade imobiliária para que os nomes dos destinatários dos empréstimos não surgissem nas contas da instituição.
Depois do escândalo rebentar, em Dezembro de 2008, Sean FitzPatrick demitiu-se e um mês depois o executivo irlandês foi forçado a nacionalizar o banco.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=569909