Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

CAFEZAMBEZE
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 INICIO 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  
  
  
  
  
  
  
  
  
 
 
  Herramientas
 
General: “Portugal não precisa de gajos porreiros”
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 1 de 4 en el tema 
De: mariomarinho2  (Mensaje original) Enviado: 20/08/2012 13:12

"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

 

 

 

################################################

 

 

 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

 

 

 

 

##################################################

 

 

 

António de Almeida passou pelo Governo, pela banca e por empresas. Hoje lamenta a falta de exigência no país.

Contra os jogos de poder e o facilitismo, António de Almeida defende um país com pessoas mais exigentes e menos acomodadas. Uma conversa onde se assume "incómodo" para muitas figuras e recorda os tempos de Governo, quando os secretários de Estado não eram "meros assistentes de ministro" e havia verdadeiro serviço público. Austeridade? "Teria o maior gosto em dar algumas ideias pitorescas à ‘troika...'"

Foi secretário de Estado de três ministros das Finanças [Jacinto Nunes, Sousa Franco e Ernâni Lopes], mas nunca chegou a ministro. Tinha essa ambição?

Não tenho jeito para político. Sempre fui convidado como tecnocrata e nunca fiz carreira política. Mas não tenho qualquer complexo ou ansiedade por não ter sido convidado para ministro.

O que o motivou então a aceitar integrar esses governos?
Tinha vindo de Moçambique há pouco tempo e estava a adaptar-me à vida em Portugal no período conturbado do 25 de Abril e das nacionalizações. Era novo, ainda não tinha 40 anos, tinha sido proposto para liderar o Banco de Angola pelo ministro Silva Lopes e não por agitados plenários. Todos temos uma ponta de vaidade. E ter sido convidado para o Governo por uma pessoa tão distinta como o prof. Jacinto Nunes foi um desafio que aceitei de imediato. Não estou arrependido.

Como compara os ministros da altura com o actual?
As comparações são muito difíceis, porque os tempos são diferentes - só para dar graxa ao actual ministro, o que nem é o meu estilo... Posso dizer que, com os três ministros com quem trabalhei, o secretário de Estado era uma pessoa com poder e intervenção. Isso desapareceu.

A partir de quando?
No tempo em que o primeiro-ministro Cavaco Silva disse que os secretários de Estado eram meros ajudantes dos ministros. 


 

 

 

http://economico.sapo.pt/noticias/portugal-nao-precisa-de-gajos-porreiros_150385.html

 



Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 2 de 4 en el tema 
De: mariomarinho2 Enviado: 20/08/2012 14:11
hebergeur d'image António Almeida: "Faz sentido ter-se feito a privatização da EDP e o 'chairman' não ter sido ouvido?" António de Almeida era presidente do conselho geral e de supervisão da EDP na altura em que o actual governo avançou para a última fase de privatização, que acabaria por ser vencida pelos chineses da Three Gorges. António Almeida interroga-se: "faz algum sentido ter-se feito a última privatização da EDP e o 'chairman' da empresa não ter sido ouvido pelo maior accionista, o Estado, para emitir uma opinião sobre a operação?". O Governo já era o do Passos Coelho. António Almeida continua: "que poder pode ter um indivíduo quando o maior accionista não lhe atende o telefone, não o recebe para ouvir a sua opinião". António Almeida diz que quando o PS deixou o poder, o "chairman" da EDP deixou de ter telefones, ir a almoços e reuniões. "O poder em Portugal tem muito pouco a ver com a categoria profissional da pessoa, mas sim com quem está por trás e se mantém ou não as pessoas". Mas garante que "enquanto o primeiro-ministro José Sócrates teve poder, eu tive poder na EDP". Em entrevista ao "Diário Económico", António Almeida diz que a categoria profissional depende do apoio ministerial. Ainda assim, deixa também críticas ao comportamento de Manuel Pinho, que foi ministro da Economia do governo socialista de José Sócrates. "Duas ou três vezes o ministro da economia ligou-me a dizer que me ia despedir". António Almeida fala de Manuel Pinho e explica que o Estado nomeia um representante seu, mas depois não o queria ouvir. "Pretende que se assuma o estatuto da rainha de Inglaterra". Lembra que uma das vezes que Manuel Pinho o ameaçou foi quando António Almeida fez uma sugestão de adaptação dos estatutos da EDP. "Ameaçou que me despedia. Que poder é que uma pessoa tem?" Quanto a Eduardo Catroga, António Almeida admite que este gestor tem condições para exercer o carho "à altura", já que foi escolhido – "pelo menos é o que consta na comunicação social, porque eu não estive presente" - pelos accionistas privados. "Eduardo Catroga tem condições ímpares. Quer pelas suas qualidades pessoais, quer pela composição accionista". Fala de Catroga como sendo uma pessoa com currículo "espectacular", com "influência política" e com condições para desempenhar o lugar, "do ponto de vista de execução, melhor do que eu tive". Já em relação a António Mexia, o presidente da Fundação EDP fala em confrontos naturais. "É a troca de ideias que faz andar o mundo. Felizmente tivemos opiniões divergentes. Mas não tive conflitos com ele. Somos pessoas de personalidade forte". http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573961

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 3 de 4 en el tema 
De: mariomarinho2 Enviado: 20/08/2012 14:15
.................Mas que porra !!!!! Este, sem o seu grande padrinho nunca teria sido ninguém. Homem de partido e aparelho sempre de tacho em tacho, vem agora queixar-se? E para não variar aí está na Fundação. ..............Pouco coerente !!!!! Enfim....."gajo porreiro”

Respuesta Eliminar Mensaje  Mensaje 4 de 4 en el tema 
De: isaantunes Enviado: 20/08/2012 15:34
Pois é, como diz o povo, "é conhece-los e ama-los"...


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2024 - Gabitos - Todos los derechos reservados