Satyagraha House é um pequeno hotel de sete quartos que ocupa a casa onde Mahatma Gandhi morou no bairro de Orchards em Johannesburgo, na África do Sul. “Uma noite na casa de Gandhi” é o convite que a empresa francesa Voyageurs du Monde tem feito a milhares de turistas que pretendam conhecer um pouco mais sobre a temporada que Gandhi passou na África do Sul. O filósofo migrou para Durban, em Abril de 1893, onde trabalhou como advogado
A empresa detentora do projecto comprou a casa numa disputa contra o governo da Índia que rejeitava a venda do imóvel desde 2009, altura em que foi posta à venda. A residência é especial, porque foi lá que Gandhi escreveu em sânscrito, o Satyagraha, um livro com os princípios filosóficos da resistência passiva. A casa foi construída por um amigo pessoal do líder, o arquitecto Hermann Kallenbach e segue a arquitectura das fazendas africanas, segundo cita o Blog de Bordo.
Os actuais proprietários restauraram o imóvel tentando encontrar as características próprias do local, sem perder a originalidade da residência. Cada detalhe foi pensado ao pormenor. O mobiliário, as roupas de cama e outros itens decorativos foram trazidos de Gudjarat, terra natal de Gandhi e dão ao lugar um ambiente de sobriedade e ascetismo em que o filósofo vivia.
Todos podem visitar o local, desde que cumpram com as regras estipuladas pelos novos proprietários: televisão, bebidas alcoólicas e cigarros estão proibidos. Na cozinha, há alimentos orgânicos da horta local. Mas a casa está ligada à internet, disponível através da rede Wi-fi.
Uma noite no mítico lugar, pode custar entre os 165 e os 380 euros. Quem quiser só conhecer o museu pode fazê-lo e assim descobre um pouco mais sobre a história de Gandhi na África do Sul.
@SAPO
http://noticias.sapo.mz/vida/noticias/artigo/1267603.html