António Lobo Xavier criticou fortemente o governo devido às alterações que o Executivo queria fazer sobre a Taxa Social Única. O comentador disse que “a partir do momento em que o CDS-PP revelou oposição à TSU, ou acabava a coligação ou acabava a TSU”.
Para o comentador da SIC Notícias, “foi mais útil que acabassem as alterações à TSU do que o governo”.
“Aí prevaleceu um bom senso, além de eu não esperar que as coisas fossem tão rápidas”, acrescentou Lobo Xavier, sublinhando, contudo, que Passos Coelho não conhece o país ou não conhece o que as pessoas pensam”.
Para o comentador, a proposta de alteração à TSU não passou de um “delírio” do governo, na medida em que essa foi uma “medida sobre a qual nunca ninguém tinha pensado”. Lobo Xavier disse ainda não entender esta medida “num país em que as pessoas têm feito inúmeros sacrifícios”.
Culpando directamente Passos Coelho e os seus ministros, o comentador disse que o governo “não atingiu os objectivos a que se propunha”. “Se o governo tivesse atingido todos os objectivos eu ainda compreenderia um golpe criativo para dar a volta ao crescimento”, afirmou.
Lobo Xavier considerou “inadmissível” o facto de o governo ter anunciado a medida “um mês depois de dizer que estava tudo a correr muitíssimo bem”. O comentador foi muito claro ao dizer que, neste caso, “as contas não batem certas” e que “não há outra forma senão admitir o erro”.
“Isso é que aterroriza”, disse Lobo Xavier sobre as disparidades nas declarações do governo.
Sobre as manifestações que têm acontecido no país contra as medidas de austeridade, Lobo Xavier disse que são a “frustração perante um discurso de pau que não bate certo com nada”.
Lobo Xavier disse que até mesmo a troika, ao aterrar em Portugal, disse que “há limites para os sacrifícios”.
Para terminar, o comentador propôs que o CDS-PP assumisse um papel de “consciência” do governo para este “tocar na despesa” do Estado.
António Lobo Xavier fez estas declarações no programa “Quadratura do Círculo” exibido, semanalmente, na SIC Notícias.
http://www.ionline.pt/portugal/lobo-xavier-passos-coelho-nao-conhece-pais-ou-nao-conhece-pessoas-pensam