O "furoshiki" é uma arte tradicional japonesa de embrulhar tecido em quase tudo, desde garrafas a livros e caixas, entre outros. Neste caso é utilizado para prendas.
Se procurar na Internet o termo "furoshiki" vai encontrar vários exemplos de como seguir a técnica. No Youtube encontra os vídeos para conseguir aprender os passos necessários.
No fundo, são embrulhos recicláveis e que protegem o ambiente. Já pensou na quantidade de papel que é deitado fora a seguir ao Natal?
Com os embrulhos de pano, pode reaproveitar para novos presentes, ou então utilizar o tecido para outra finalidade.
Pode também fazer embrulhos a partir de materiais reciclados como papel de parede ou mesmo páginas de revistas ou jornais.
Dê o toque pessoal com uma fita ou uma flor de feltro. Utilize botões coloridos e simples fios para atar. Ou então, aproveitar caixas velhas, de sapatos, por exemplo, e forrá-las com papel ou tecidos coloridos.
O blogue Mini-Saia sugere que aproveite as caixas de cereais e que as pinte, ou forre. Depois só tem de juntar uma fita bonita.
Na Internet encontra ainda outras ideias para papel de embrulho. Uma das mais originais é a que usa pacotes de batatas fritas com interior prateado. Vire o pacote do avesso e limpe bem com sabão para tirar a gordura.
Pôr as crianças a pintar
Outras dizem-lhe como para reaproveitar materiais. Por exemplo, nos sacos de papel com marcas de lojas, pode colar uma imagem de Natal, ou um postal por cima das letras.
No site de Martha Stewart procure ideias para embrulhos com muita classe. Porque o site está em inglês, pesquise por "wrapping ideas" para descobrir inúmeras ideias de como brilhar com os seus embrulhos personalizados.
Tem dicas para pintar o seu próprio papel ou reaproveitar jornais, revistas, ou até a fazer embrulhos com folhas de plantas. No fim, ate o papel com cordel simples ou de cor.
Pode também pegar em papel normal e deixar as pinturas a cargo dos miúdos. Colagens em papel simples também dão outra vida. Ponha os mais novos a colaborarem, nos desenhos e recortes.
Mesmo em embrulhos simples se pode juntar um mimo: para uma criança pode ser um balão ou um chupa-chupa; para adultos, pode também colocar um pau de canela, um bombom, ou uma flor.
Workshops
Existem também workshops onde pode aprender técnicas para embrulhos. Em Lisboa, o Museu do Oriente organiza oficinas de embrulhos japoneses - arte que se chama "origata". No Japão "dar um presente é como embrulhar o coração daquele que o recebe".
No Porto, na Fundação de Serralves, decorre no fim-de-semana o workshop de eco-embrulhos. A oficina consiste na construção de caixas e embalagens criativas, sem desperdiçar materiais. Decorre dias 18 e 19 de Dezembro, das 10 às 18 horas. A participação é gratuita.
http://jn.sapo.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1734055