Ora aqui temos uma fonte bem antiga, estão vendo a água a correr? Olhem que no Verão até vamos muitas vezes buscar garrafões de água bem fresquinha, e se não vejam:
Esta por exemplo é a Fonte das Sete Bicas lá para as bandas de Matosinhos, nas festas da Senhora da Hora. Fontes de propriedades caseiras muito usadas pelas grávidas de outros tempos claro... Dizia-se até que curava algumas maleitas como por exemplo nas crianças o mal da gota.
Na parte frontal da fonde podemos ver a imagem sacra a quem as grávidas pediam "uma boa horinha.
Então uns minutos antes pensei para comigo; "que raio onde tenho eu guardado na cachola tantas histórias para contar"? E ai me (alembrei), deve ser porque como vou muitas vezes á fonte, o pote vai ficando cheio e vai dando água de fininho que chega para regar os campos mesmo na seca, e ai eu encontro a tal inspiração que tento passar para todos vocês, e um dia quando se (alembrarem) de mim diram, " mas não é que a magana da mulher ia mesmo á fonte"?!
Mas hoje fico por aqui, que nesta terra onde o comboio apita três vezes, faz um frio do caraças, vou por isso á cozinha beber uma chicara da minha finada sogra de café bem quntinho, deixando por isso um beijo a todos, amanhã mesmo que não faça sol, pode ser que eu volte.