Governo lança inédito concurso para empresas nacionais pesquisarem carvão em Tete
O Governo moçambicano anunciou hoje (terça-feira) o lançamento de um inédito concurso público destinado exclusivamente às empresas moçambicanas que pretendam adquirir títulos mineiros de prospecção e pesquisa geológica de carvão na bacia do Médio Zambeze, em Tete, centro de Moçambique.
Uma nota de imprensa do Ministério dos Recursos Minerais de Moçambique indica que os títulos do concurso serão atribuídos às empresas moçambicanas que apresentarem melhores propostas.
O prazo de entrega das propostas decorre do dia 01 até 27 de Junho.
O executivo de Maputo considera que a decisão de restringir o concurso somente aos moçambicanos visa permitir aos proponentes nacionais tirarem vantagens directas na exploração dos recursos minerais nacionais.
O Presidente moçambicano, Armando Guebuza, tem defendido maiores benefícios dos recursos minerais aos cidadãos nacionais.
Até ao momento, as autoridades moçambicanas emitiram 112 licenças de exploração mineira para 45 empresas nacionais e estrangeiras para operar na província de Tete, mas a participação de moçambicanos nestes empreendimentos continua a ser muito baixa.
Esquento, 10 de Janeiro de 2013