A polidez, penso eu, está mais relacionada com a estética do que com a moral, pois como já disse, não é preciso ter bom caráter para ser polido, assim como uma pessoa grosseira pode ter bom caráter. Mas vamos nos ater à nossa forma simples de ser, como pessoas medianas que somos, supondo otimisticamente que todos cultivamos o desenvolvimento de nosso caráter, a polidez é uma qualidade a ser acrescentada em nossa necessidade, ao menos nossa vontade de viver bem.
Não devemos cultivar a polidez por questões sociais, por que a sociedade julga ser um sinal da civilidade, mas sim por que todos somos humanos, e como é agradável estar ao lado de um ser humano polido! Quantos confrontos e desavenças, quantos desconfortos podemos evitar quando agimos ou reagimos com polidez... quando não respondemos no mesmo nível de vibração a um ser humano menos polido?
Certamente você já viveu alguma situação constrangedora que, se tivesse pensado duas vezes, poderia ter evitado tal constrangimento, apenas com uma resposta mais educada, mais polida. Tente por um dia, se aperceber como ficam diferentes as vibrações, como as relações que são construídas através de um comportamento polido, educado, respeitoso, gentil, é diferente e bastante mais agradável que aquelas que são calcadas na falta de cuidado, na displicência, no descaso. Percebe quantas qualidades devem ser desenvolvidas para nos relacionar polidamente?
Quando decidimos agir e reagir polidamente, estamos conduzindo nossas atitudes por um caminho energeticamente mais saudável, mais acolhedor e muito mais vantajoso para nós. As energias ao nosso redor pulsam de forma mais amorosa, mais carinhosa, e a vida agradece esse carinho e nos retribui generosamente.
Algumas pessoas são tão desprovidas de polidez, que muitas vezes se esquecem de que um "por favor" ou um "me desculpe" podem transformar todo movimento vibratório em torno de si. No início, pode parecer atuação, simulação, mas com o tempo você começa a perceber que a partir de uma atitude, algo começa a mudá-lo por dentro. E, pouco a pouco, a polidez, que não é uma virtude, acaba por levar-nos ao desenvolvimento de uma moral mais elevada, por que a partir desse treinamento se aprende o respeito. Mas é claro, como já disse, a polidez unicamente como uma qualidade não basta por si só. A partir do exercício da polidez podemos começar o cultivo de algumas importantes virtudes. Mas sem exageros, por favor, para não perdermos a autenticidade.
A polidez, diria, é um primeiro passo para se construir grandes coisas,
pois a polidez por si só não é suficiente. Mas ela distingue aquilo que temos de humano, de nossa animalidade.
Bom Dia, boa tarde e boa noite!
Muita paz, saude e felicidades!
Beijos 1000!
Eliscamsil
Repassando de outro Site.
Doe Palavras
O Hospital Mário Penna, em Belo Horizonte, que cuida de
doentes com cncer, lançou um projeto sensacional que se
chama " DOE PALAVRAS ".
Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.
Você acessa o site, escreve uma mensagem e sua frase
aparece no telão para os pacientes que estão fazendo tratamento.
Na hora que eles estão lá e, enquanto fazem quimioterapia, podem
ler o que escrevemos para eles.
AS NOSSAS PALAVRAS, OS CONFORTAM E ALIMENTAM DE ESPERANçA !
ESTE É O SITE :
http://www.doepalavras.com.br
Participe!
Eu participo sempre!