Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire isabelmimoso1!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
SAUDE: Obesidade e Menopausa
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: Bete  (message original) Envoyé: 01/08/2009 11:40
Obesidade e Menopausa
DEFINIçãO E MEDIçãO DE OBESIDADE

A obesidade é definida como um excesso de peso. Existem várias maneiras de medi-la. Atualmente o método mais utilizado é chamado de índice de massa corporal que se obtém ao dividir o peso (em quilos) sobre a altura (em metros) ao quadrado (IMC = peso/altura2)

Os valores inferiores a 18,5 kg/m2 são considerados subnutrição.

Os valores de 18,5 kg/m2 a 25 kg/m2 representam o limite da normalidade.

De 25 kg/m2 a 30 kg/m2 teremos o chamado sobrepeso.

Acima de 30 kg/m2, o indivíduo é considerado obeso.

QUEM SE TRATA VIVE MELHOR

PREVALêNCIA

A obesidade é uma das alterações metabólicas mais prevalentes no mundo ocidental. Mais de 50% dos adultos nos Estados Unidos têm um IMC superior a 25 kg/m2. Dados recentes indicam que aproximadamente 40% da população de adultos apresentam sobrepeso ou obesidade. Um dado mais alarmante é que o crescimento da obesidade tem adquirido proporções epidêmicas e que, se esse ritmo persistir, toda a população terá excesso de peso em algumas décadas.

DOENçAS ASSOCIADAS COM A OBESIDADE

A obesidade não é apenas um problema estético, mas também (e principalmente) uma situação de risco para a saúde. Algumas das doenças associadas com a obesidade são o diabetes mellitus do tipo 2, hipertensão arterial e alterações nos lipídios (triglicérides e colesterol) no sangue.

Em conseqüência desses distúrbios e da obesidade, o mais grave é uma maior predisposição ao infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (chamado comumente de derrame cerebral).

As outras doenças associadas com a obesidade são os problemas ortopédicos e dermatológicos.

Nas mulheres, a obesidade está associada com irregularidades menstruais, infertilidade e acne. Com freqüência, a perda de peso produz uma melhora de todos esses distúrbios. Um dos tratamentos indicados para uma mulher infértil e obesa é a diminuição de peso.

TRATAMENTO CONVENCIONAL - PROGRAMA ALIMENTÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA)

O tratamento mais importante da obesidade é um programa alimentar e atividade física. Entende-se por programa alimentar o planejamento das refeições de acordo com diretrizes saudáveis com menos calorias que as consumidas pelo indivíduo (para mobilizar as gorduras); esse planejamento deve ser compatível com o consumo e hábitos do indivíduo.

Deve ser incentivado o consumo de alimentos pobres em gorduras. As frituras, gorduras animais, cremes, óleos e azeites, manteiga e margarina, por exemplo, são muito gordurosos.

Deve-se incentivar o consumo, por exemplo, de arroz ou feijão, farinhas sem molhos gordurosos, batatas e/ou pão (particularmente o pão integral), assim como as frutas, verduras, legumes e grãos.

As proteínas também devem ser ingeridas na forma de leite (de preferência, desnatado), carnes (sem gorduras) e ovos (com moderação).

A atividade física deve ser incentivada. Qualquer aumento na atividade física diária é útil sob qualquer ponto de vista e, se o indivíduo não quiser ou não puder ir a academias ou praticar esportes, é suficiente que ele se movimente mais no dia-a-dia, caminhando mais, subindo escadas, estacionando o carro longe do local de trabalho. Caminhar 30 minutos por dia é suficiente.

TRATAMENTO NãO CONVENCIONAL

Além do planejamento alimentar e atividade física, algumas vezes é necessária a utilização de medicamentos, particularmente nos casos em que a obesidade está associada com outras doenças, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, alterações nos lipídios no sangue, etc.

A obesidade é um estado de má nutrição por excesso e, como o diabetes mellitus, a gota, a hipertensão arterial, requer tratamento.

Os medicamentos utilizados no tratamento da obesidade são de três categorias: os inibidores do apetite, drogas que queimam calorias e drogas que diminuem a absorção de gorduras no intestino.

A utilização de um tipo de medicamento ou de outro depende das caratítias de cada paciente e deverá ser recomendada pelo médico.


Fonte: www.lilly.com.br


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés