Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Pênfigo é uma doença bolhosa, rara e grave caracterizada pelo aparecimento de bolhas na pele e nas membranas mucosas (boca, vagina e pénis).
[editar] Tipos de pênfigo
- Pênfigo vulgar - caracterizado pelo aparecimento de bolhas nas mucosas, que afecta principalmente indivíduos entre os 40 e os 60 anos.
- Pênfigo foliáceo ou doença de Cazenave - caracterizado pelo não aparecimento de bolhas nas mucosas e pode aparecer em todos os grupos etários.
Nota:Existem diversos subtipos dos dois tipos de pênfigo. No Brasil existe um subtipo denominado pênfigo foliáceo brasileiro ou fogo selvagem.
'Pênfico Vulgar: Sintomas da Doença '
As bolhas começam geralmente na boca (às vezes no nariz), aparecendo depois na pele. Rompem-se facilmente, dando origem a zonas vermelhas sangrantes, muito dolorosas, que infectam e mais tarde criam crosta. A pele aparentemente não afectada pode também criar bolhas depois de uma ligeira pressão. Quando as bolhas cobrem uma grande área do corpo, a extensa perda de pele pode levar a infecção bacteriana secundária e, por vezes, à morte.
[editar] Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico de pênfigo é confirmado por uma biópsia da pele (extracção de uma pequena amostra de tecido para análise). O tratamento é com corticosteróides como a prednisona e outros medicamentos imunossupressores (metotrexato, ciclofosfamida ou azatioprina) administrados durante longos períodos para manter a doença sob controle. Podem ser necessários antibióticos quando se associam infecções.''
[editar] Sintomas do pênfigo foliáceo
As bolhas, que nunca aparecem nas mucosas, muito facilmente rebentam, chegando a ser difícil encontrar bolhas intactas. Essas bolhas rebentadas aparecem inicialmente nas zonas mais gordorosas do corpo, como couro cabeludo, zona central do peito e das costas.
Se não for tratada inicialmente as bolhas aparecem dessiminadas por todo o corpo, podendo então dar origem a uma situação grave.