A ARTE NA HISTÓRIA.
Se olharmos a nossa volta, poderemos ver que somos rodeados de objetos. E se observarmos cada objeto, iremos constatar que cada um foi feito com certa finalidade, como por exemplo, os utensílios domésticos e instrumentos de trabalho que servem para facilitar nossas vidas.
Assim, o homem, um ser que facilmente seria vencido pelos elementos da natureza, produziu muitos artefatos que o possibilitaram dominar e transformar o meio natural.
Os antropólogos culturais sabem muito bem disso e são capazes de reconstituir a organização social de um grupo humano a partir dos objetos que foram usados por eles.
Muita das vezes, o homem cria objetos que não podem ser utilizados, daí perguntamos: Porque foi criado este objeto? A resposta para essa pergunta nos mostra que, muitas vezes o homem expressa seus sentimentos ou o momento histórico em que vive através da arte.
Essas criações constituem as obras de arte e contam a história dos homens ao longo dos séculos.
Dentro da cultura humana, as obras de arte não devem ser encaradas como algo extraordinário. Mas devem ser vistas profundamente integradas na cultura de um povo, pois em certo tempo, retratam elementos do meio natural.
Muitos artistas trabalham somente com valores pictóricos que é cor e composição, e ainda colocam diferentes impressões em suas obras.
O que está muito presente nas culturas é a preocupação com a beleza dos objetos, que até mesmo os objetos essencialmente úteis são concebidos de forma harmoniosa e apresentam-se em cores muito bem combinadas.
A arte não é algo isolado das demais atividades humanas. Ela está presente em muitos artefatos que fazem parte do nosso dia-a-dia. E que futuramente poderão estar nos museus, atestando os nossos hábitos, o nosso modo de vida e os nossos valores.
Keilla Costa
Brasil Escola
Veja também: História da Arte