Truques de decoração ampliam ambiente
Da Redação
Divulgação |
|
Móveis claros refletem a luminosidade e a utilização de vidro ajudam a dar leveza ao ambiente | |
Para transformar um cômodo pequeno em um ambiente espaçoso não é necessário grandes reformas. A disposição dos móveis, a iluminação, as cores dos objetos e das paredes são essenciais para que pequenos espaços pareçam maiores.
“Móveis compactos e com tons claros são importantes para o ambiente se tornar mais espaçoso”, conta a designer de interiores Rose Chaves. “Em uma sala pequena deve-se usar móveis baixos e apenas uma bancada para a televisão. Um sofá de três lugares e uma poltrona podem ser suficientes para uma família de até quatro pessoas”, explica. Segundo Rose, a linha de móveis contemporneos são as mais indicadas, pois possuem linhas retas e ocupam pouco espaço.
Para aqueles que preferem um ambiente um pouco mais colorido, a designer afirma que uma das paredes do cômodo pode ser pintada com um tom mais forte, além da utilização de objetos com cores vibrantes. “O importante é o ambiente não ficar muito carregado, e sim aconchegante”, alerta.
Um bom truque para “ampliar” o espaço é a utilização de espelhos em toda a parede, sem a utilização de molduras. Entretanto, saber onde coloca-los é importante, pois dependendo da parede que for afixado e dos móveis que forem refletidos, o efeito pode ser o contrário do esperado: ao invés de dar a impressão de continuidade do cômodo, ele pode poluir o espaço.
Marisa Garcia, designer de interiores, projetou a cozinha de um apartamento que, antes das mudanças, era integrada com a lavanderia. “Ela era pequena e a disposição dos móveis a fazia parecer menor ainda. Os móveis claros e a utilização de vidro ajudam a dar leveza no ambiente e refletem a luminosidade”, explica Marisa.
O piso escuro, além de dar um tom moderno, deixa o local com um ar mais masculino – o apartamento decorado pertence a um homem. A mesa de vidro é alta e é acompanhada por bancos na cor vermelha, que aquecem o ambiente.
“A separação entre a cozinha e a lavanderia é feita com uma porta de vidro translúcido, o que permite a entrada de luz vinda da área de serviço sem deixar aparecer o que há por trás dela”, explica a designer. Luminárias embutidas são as responsáveis pela iluminação artificial.
Luz
A iluminação é um outro artifício importante na hora da decoração de imóveis pequenos. “Em um cômodo em que o pé direito é baixo, não é aconselhável a utilização de iluminação pendente, como lustres, pois achata o ambiente”, esclarece Rose. De acordo com a designer, a melhor opção é a iluminação embutida e bem distribuída. “Outra dica é a utilização de abajures compridos nos cantos. Este detalhe alonga o ambiente”, completa. (Colaborou Aline Bosio)
http://www.reporterdiario.com.br/index.php?id=7772&secao=13