Tales de Mileto nasceu em Mileto, na Ásia Menor, atual Turquia, entre 600 e 550 a.C. Ele vendia azeite nas cidades do litoral do Mediterrneo.
Tales foi o primeiro filósofo grego a introduzir a geometria na Grécia. Tales de Mileto andava muito pela a cidade, em uma dessas andanças teve o privilégio de conhecer obras de vários matemáticos e astrônomos da região.
Estudou retas e ngulos e fez demonstrações formais rigorosas do tringulo isósceles.
Tales de Mileto chegou a calcular o tamanho de uma pirmide, através do comprimento da sombra projetada pela pirmide, e ele fazia esses cálculos em um determinado tempo, dependia do sol e do horário.
Esses cálculos facilitaram muito, pois assim, não precisaria escalar cada uma. Tales de Mileto chegou a medir a pirmide Quéops (uma das três maiores pirmides do mundo conhecida como uma das sete maravilhas).
Tales defendia a existência da água, pois ele achava que a água era o “genes”, ou seja, a origem de todas as coisas.
Registrou também que tudo o que se conhece, era composto por quatro elementos: água, fogo, ar e terra.
Ele também antecipou com acerto um evento astronômico que estava por acontecer, o eclipse do sol em 585 a.C.
Tales ao aposentar, resolveu dedicar apenas à matemática e acabou por estabelecer os primeiros postulados básicos da geometria.
Como nenhum de seus escritos chegou aos dias de hoje, suas idéias filosóficas foram conhecidas graças à obra Metafísica, de Aristóteles, que cita o filósofo.