Pagina principale  |  Contatto  

Indirizzo e-mail

Password

Registrati ora!

Hai dimenticato la password?

TUDO EM PORTUGAL
Felice compleanno bmoniky !
 
Novità
  Partecipa ora
  Bacheche di messaggi 
  Galleria di immagini 
 File e documenti 
 Sondaggi e test 
  Lista dei Partecipanti
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Strumenti
 
INFORMATICA: Cabo de Rede
Scegli un’altra bacheca
Argomento precedente  Argomento successivo
Rispondi  Messaggio 1 di 1 di questo argomento 
Da: Bete  (Messaggio originale) Inviato: 11/08/2009 17:41
Cabo de Rede      

Cabo de redeInfra-estrutura

Com as ferramentas corretas e com as dicas abaixo faça um cabo de rede na extensão que desejar.

Atente-se a posição dos fios e ao sistema de crimpagem para que o fio funcione e para não perder o conector. No Cross-over cada ponta segue uma seqüência de cabo, no Normal as duas são idênticas.

 Materiais & Instrumentos

- Conectores RJ-45 para cabo sólido;
Cabo padrão UTP categoria 5;
Acabamento flexível para o conector;
Ali
cate de crimpagem;
Ali
cate de corte;
Tesoura.

Confecção:

Com estas ferramentas é possível fazer dois tipos de cabo: o Cross-over – utilizado para conectar 2 PCs por meio da placa de rede ou para conexão entre hub e roteador; ou Cabo normal – utilizado para conectar a placa de rede a um hub ou switch.

A única diferença entre um cabo e outro é a posição da fiação no conector.

 Materiais  Corte  Fia�

Corte o cabo com o alicate de corte.

Determine o tamanho que precisa e corte a outra extremidade também, deixe uma sobra para eventual necessidade.

Retire o isolamento de capa azul das extremidades, a uns 3cm da ponta, use a parte traseira do alicate de crimpagem própria para isso. Apenas a capa azul, não descasque os fios internos, nem suas pontas. Passe o acabamento do conector pelo cabo UTP.

Separe os fios por suas cores, sempre em pares inversos. Por exemplo, laranja com lista branca e o branco com lista laranja, e assim sucessivamente.

Alinhe os cabos internos de acordo com a ordem determinada como padrão. A ordem é da esquerda para direita com os conectores virados para cima:

Para Cabo Cross-over:

 Ponta 1:                                        Ponta 2:

Cross-over                                         Normal

 Para Cabo Normal:

 Ponta 1 e 2:

Normal

Com o auxílio de uma tesoura corte todas as pontas, de maneira que todos os cabos fiquem precisamente do mesmo tamanho a 1,5cm da capa azul.

Insira o cabo no conector forçando em linha reta para que cada cabo entre paralelamente. O espaço para a entrada dos cabos é justo, então é necessária uma pressão pequena para que se encostem aos condutores e atinjam a ponta oposta.

O isolamento de capa azul também deve entrar no conector até quase a metade do centro, para a extremidade oposta seguem apenas os cabos.

Corte  clipe  Acabamento

Insira o conector no alicate de crimpagem, aperte o alicate com uma pressão considerável, mas cuidado para não quebrar o conector.

O aperto deve ser forte o suficiente para que os contatos entrem no conector e, por fim, encostem-se ao fio. Encaixe o acambamento que estava solto no conector.

 Clipe  Clipe  Clipagem

Verifique pela lateral se todos os condutores estão uniformes. Isto é fundamental para o bom funcionamento do fio.

Caso haja algum problema, não dá para recuperar o conector e todo processo deve ser repetido.

Lembre-se: no Cross-over cada ponta segue uma seqüência de cabo, no Normal as duas são idênticas.

 Analista de Sistemas Convidado

Sérgio Domingues



Primo  Precedente  Senza risposta  Successivo   Ultimo  

 
©2025 - Gabitos - Tutti i diritti riservati