Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
FILOSOFIA: Grandes Filósofos - Abdera
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: Lúcia Dias  (Mensaje original) Enviado: 12/08/2009 01:56

Filósofos

 

  Demócrito

     (Abdera)    

 

 

 

 

Biografia

 

c. 460-370 a.C

Filósofo grego. Sucessor de Leucipo na escola de Abdera, é, ao que parece, rival de Platão. Demócrito continua o sulco teórico aberto por Parménides e, com uma notável audácia intelectual, propõe o atomismo mecanicista. Quase tudo o que sabemos de Demócrito provém dos escritos de Aristóteles. Segundo parece é homem de uma sabedoria enciclopédica, autor de uma infinidade de obras.  

Demócrito aceita todos os atributos parmenídeos do ente menos dois: a esfericidade (há átomos esféricos, mas também os há de outras formas) e a unicidade. Para Demócrito há uma multitude de realidades (átomos) entre as quais se interpõe o vazio, que embora possa ser considerado como não-ser, segundo Parménides, é certamente real. Quanto ao movimento, a sua colocação como problema não tem sentido: não se inicia em nenhum momento, já que os átomos se movem eternamente no vazio.  

Este mecanicismo reaparece com força na Idade Moderna. Levado até às suas últimas conseqüências, considera que o universo não é presidido por nenhum plano traçado por uma qualquer inteligência transcendente: tão pouco existe finalidade imanente que permite compreender os processos naturais. O universo é resultado de uma necessidade cega que, no caso do homem, se confunde com o acaso.

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados