Energia é um dos tópicos mais quentes da atualidade. A alta nos preços da energia, a constante ameaça de escassez e os riscos ao meio ambiente fazem com que o assunto esteja na pauta do dia das discussões em vários setores – isto porque a energia tem repercussões tanto na economia e na política como na sociedade e na natureza.
A busca por novas alternativas de energia (que sejam limpas, abundantes e baratas) avança em todos os países do mundo, mas as práticas concretas ainda são poucas.
A maior parte da energia consumida no mundo provém de combustíveis fósseis como petróleo, gás natural e carvão. Porém essas fontes de energia não são renováveis e causam muitos danos ao meio ambiente.
O Brasil é um dos poucos países do mundo que tem a energia hidráulica, limpa e renovável, como principal fonte de energia. Porém, com o aumento do consumo de energia no país, essa fonte não será suficiente para atender toda a demanda, correndo o risco de haver uma explosão das tarifas e falta de energia já em 2010, de acordo com o presidente do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE).
Neste artigo, vamos dar uma visão geral de fontes alternativas de energia que não apresentam riscos ao meio ambiente, são renováveis e baratas e podem ser a solução para a crise energética.