Somos feios
Como é possível uma pessoa dizer a outra que ficou cega há 3 meses, que pode continuar a usar o telemóvel desde que saiba onde estão as teclas do 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 0… pois foi dito mesmo assim… a frio.
Depois cola um sorriso parvo de orelha a orelha como se tivesse dito a coisa mais inteligente do mundo e conta este episódio com uma sensação de vitória, porque até deu uma ideia nova a um invisual recente.
Será que aquela pessoa se lembrou, que possivelmente quem ficou cego há tão pouco tempo ainda não tenha tido tempo suficiente para saber onde estão as coisas?
Será que se lembrou que talvez essa pessoa que está agora cega, ainda nem saiba o que vai fazer à vida, já que deixou de ver tudo à volta e passou a viver na escuridão?
Provavelmente ainda deve andar a contar os passos em casa para não tropeçar num móvel.
Ainda deve ter algum (ou muito) receio de andar na rua sozinha, porque simplesmente tem de reaprender tudo do início, com a diferença que tem de saber fazer tudo às escuras.
Alguém já tentou descascar uma batata com os olhos fechados?
Alguém já tentou subir ou descer uma escada com os olhos fechados?
Tarefas simples para que tem visão.
Fiquei brutalmente chocada quando ouvi isto, já que outras coisas atrozes que se fazem por este planeta são tão imensamente grandes que não cabem no meu entendimento.
Ninguém está livre de dizer umas bacoradas, todos temos momentos menos felizes no que dizemos ou fazemos.
Às vezes somos tão feios uns com os outros.
Beijo no coração.
Ana T.
29 Ago. 2009