Em 11 de setembro de 2006, às 14:30 horas, foi inaugurado na Península de Bayonne Harbour, Nova Jersey, EUA, um monumento em memória das vítimas do ataque terrorista ao World Trade Center (11/09/2001): a Lágrima. Muito pouco divulgado, trata-se de um presente do povo russo aos norte-americanos simbolizando a solidariedade na luta contra o terrorismo mundial.
Criado pelo escultor russo Zurab Tsereteli, o monumento de 30 metros de altura e 175 toneladas , foi enviado da Rússia (Vladimir Putin, Presidente) para os EUA em 6 seções - pesando entre 28 e 63 toneladas cada - e montado por um grupo de artistas russos. "A Luta contra o Terrorismo Mundial" foi concebido quando o artista caminhava pelas ruas de Moscou. Profundamente sensibilizado pela dor, o memorial surgiu-lhe à mente com a forma de uma lágrima e, por isso, logo após os ataques, Tsereteli visitou o "marco zero" à procura de um local apropriado no litoral de Nova Jersey para prestar um tributo às vítimas.
Sua "lágrima" de aço inox e medindo 12 metros representa a tristeza e a dor com a perda das vidas; entretanto, simbolicamente é também uma mensagem de esperança em um futuro livre do terror. O memorial é feito em aço envolvido em bronze e os nomes das pessoas mortas no ataque estão inscritos em sua base, à semelhança do Memorial do Vietnam. A calçada é feita de pedras e sua localização é - propositadamente - defronte à Estátua da Liberdade.
Esta postagem é uma tentativa, um apelo para que nunca nos esqueçamos de que o ataque às Torres Gêmeas foi um ataque a todos nós. Não é um acontecimento que diz respeito aos EUA apenas e sim, à Humanidade.