Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
General: Lendas e Superstições, Acredito em lendas...Fascinam-me!!!
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 2 en el tema 
De: Lúcia Dias  (Mensaje original) Enviado: 19/09/2009 02:29

Lendas e Superstições

 


Lendas e superstições, são de evocar, pois transmitem a cultura e psicologia de qualquer população. Tais arquivos de interessantes crenças e práticas populares, são tão interessantes e ingénuas, que, se nenhuma coisa do mundo danam, a fé a estes pobres erros costuma trazer consigo muita piedade religiosa e nela alguma doçura moral que nem sempre vai por onde vai a desenganada filosofia. Correspondem a uma espécie de mitologia peculiar em Portugal, e que actuava nos meios provincianos menos cultos. as superstições, em parte geradas pela incultura do povo, mas aínda resquícios das supersistões dos romanos. As lendas, todavia são plantas indígenas de imaginação popular, que não devem entrar no esquecimento, pois falam ao sentimento.
Apenas se vão destacar algumas superstições, como os Lobishomens, rebentos maus do Centáuro, as Bruxas e Feiticeiras, que o trovisco afugenta, os Fantasmas do outro mundo, as Almas Penadas, que vêem pedir à terra a remissão dos seus pecados, e queijandos maléficos - contos da carochinha, uns tétricos, outros graciosos, que fizeram aínda até há bem poucas décadas o entretimento de de velhinhas nos longos serões de inverno, com um suspence tal que colocava os que ouviam em autêntico medo, com arrepios e cabelos no ar, quão horriveis que eles eram.


Primer  Anterior  2 a 2 de 2  Siguiente   Último  
Respuesta  Mensaje 2 de 2 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 20/09/2009 20:12

A palavra lenda provém do baixo latim legenda, que significa “o que deve ser lido”. No princípio, as lendas constituíam uma compilação da vida dos santos, dos mártires (Voragine); eram lidas nos refeitórios dos conventos. Com o tempo ingressaram na vida profana; essas narrações populares, baseadas em fatos históricos precisos, não tardaram a evoluir e embelezar-se. Atualmente, a lenda, transformada pela tradição, é o produto inconsciente da imaginação popular. Desta forma o herói sujeito a dados históricos, reflete os anseios de um grupo ou de um povo; sua conduta depõe a favor de uma ação ou de uma idéia cujo objetivo é arrastar outros indivíduos para o mesmo caminho.

Hoje as lendas se confundem com superstições existentes sobre determinado acontecimento. O medo daquilo que não se entende, somado ao folclore popular, criam estórias e causos que nos deixam entrigados. Pois como dizem: “Toda lenda tem um fundo de verdade”, quem deve tomar a decisão de crer ou não crer, isso eu deixo a você...



 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados