الصفحة الرئيسية  |  إتصال  

البريد الإلكتروني

كلمة السر:

سجّل نفسك الآن

هل نسيت كلمتك السر؟

TUDO EM PORTUGAL
 
مستجدات
  أدخل الآن
  جدول الرسائل 
  معرض الصور 
 الملفات والوتائق 
 الإحصاء والنص 
  قائمة المشاركين
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  أدوات
 
ARTES: O que é a arte?
إختار ملف آخر للرسائل
الفقرة السابقة  الفقرة التالية
جواب  رسائل 1 من 1 في الفقرة 
من: Lúcia Dias  (الرسالة الأصلية) مبعوث: 23/09/2009 17:33

O QUE É A ARTE ?

" A Grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu carácter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado. "
Theodor Adorno


No livro "O que é a Arte?" de Nigel Warburton, são abordadas algumas teorias bastante interessantes de definição do conceito.


Para Clive Bell a arte é FORMA SIGNIFICANTE ( combinação de linhas, formas e cores em certas relações, com poder para produzir uma emoção estética ).
É uma teoria centrada exclusivamente nos aspectos visuais das obras de arte: as intenções dos artistas, o contexto histórico, e assim por diante, são irrelevantes. O que faz de algo uma obra de arte é a sua capacidade para produzir um certo tipo de efeito no apreciador sensível em virtude da sua aparência.


Numa perspectiva essencialmente romntica do artista, R.G. Collingwood defende que A VERDADEIRA ARTE É A EXPRESSãO IMAGINATIVA DA EMOçãO, ou seja, a clarificação de um sentimento inicialmente vago que através da sua expressão se torna claro.


Ludwig Wittgenstein parte da ideia de que a ARTE não pode ser definida isolando as suas qualidades essenciais, sendo esta um CONCEITO ABERTO. Como tal, permite a possibilidade de casos novos e inesperados que não partilham necessariamente uma presumível característica comum.


A teoria institucional, que teve como principal defensor o filósofo americano George Dickie, não destaca o aspecto de uma obra de arte mas o seu CONTEXTO: o modo como é tratada por quem quer que a tenha criado e por quem a expôs e apreciou. É uma teoria que explica o que as obras de arte têm em comum ao chamar a nossa atenção para as suas PROPRIEDADES RELACIONAIS e NãO VISÍVEIS.


Para o autor do livro, e perante as inadequações de um conjunto de definições existentes, a hipótese mais plausível é que O TERMO "ARTE" NãO É PASSÍVEL DE SER DEFINIDO.
Devemos deixar de perder tempo com a tentativa de encontrar uma definição completamente abrangente. É MELHOR CENTRARMO-NOS EM OBRAS PARTICULARES E INTERROGARMO-NOS POR QUE SãO ARTE E QUE IMPORTNCIA PODERÁ TER PARA NÓS ESSE FACTO.


أول  سابق  بدون إجابة  لاحق   آخر  

 
©2025 - Gabitos - كل الحقوق محفوظة