|
General: BERINJELA EM ALTA
Elegir otro panel de mensajes |
|
De: NATY-NATY (Mensaje original) |
Enviado: 29/09/2009 19:05 |
Um dos maiores riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares é o elevado nível de colesterol no sangue, conhecido como hipercolesterolemia. Diante desse fato é importante reduzir o colesterol plasmático e proteger as paredes das artérias para prevenir ou controlar doenças coronarianas, que pode ser feito com medicamentos ou com alimentos.
Recentes estudos comprovaram a eficiência da berinjela na redução do colesterol e na perda de peso. E já virou moda! Inúmeras pessoas estão adotando esta prática e inserindo-a na alimentação diária.
A berinjela é uma planta da família das solanáceas, rica em vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e ácido ascórbico. O seu efeito em reduzir o colesterol plasmático se dá pela inibição na absorção desta substncia. Acredita-se que algum componente da berinjela liga-se com os sais biliares essenciais na absorção intestinal do colesterol.
A presença da niacina, também, pode influir na redução do colesterol plasmático. Já a redução do peso observado com o consumo do suco da berinjela é dada pelo elevado teor de fibras deste alimento.
Algumas advertências são dadas sobre o uso exagerado do suco, a dose não deve ser excedida, pois nada adianta, não vai solucionar o problema. O ideal é dois a três copos de 200 ml por dia. Existem outros estudos animadores com substncias naturais com finalidades terapêuticas provenientes do alho, urucum e alcachofra que também atuam na redução do colesterol.
Suco de Berinjela 1: 100 g de berinjela 70 ml de água batidos no liquidificador por 5 minutos.
Suco de Berinjela 2: 1 berinjela média Suco de duas laranjas Coar e tomar um copo (200 ml) na hora.
Para não perder o efeito, não deve ser guardada. O resultado é uma bebida com 7 calorias e 0,5 g de fibr |
|
|
Primer
Anterior
2 a 9 de 9
Siguiente
Último
|
|
A berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras.
Quando muito madura, por ter sido guardada durante muito tempo, ou quando colhida precocemente, tem aparência murcha, enrugada e mole, e o sabor pode ser amargo e desagradável.
Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias.
Antes de ser preparada, deve ser bem lavada em água corrente.
Deve ser cortada imediatamente antes do preparo.
Pode ser consumida cozida, assada, frita, grelhada, em conserva, recheada e refogada. Devido à consistência esponjosa, quando é frita, absorve muito óleo e o valor calórico final da preparação é aumentado em até 4 vezes.
Sempre que possível a berinjela deve ser preparada com casca e em pedaços grandes para minimizar a perda de nutrientes. Deve-se evitar o tempo prolongado de cozimento em altas temperaturas, reduzindo assim as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
Se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para evitar a perda de nutrientes por dissolução. |
|
|
|
A berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro. A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de venre.
Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.
As pessoas tem o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas.
O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio.
Cem gramas de berinjela fornecem 27 calorias.
Receitas
|
|
|
|
Receitas
purê de berinjela doce de berinjela |
|
|
|
CLASSIFICAçãO CIENTÍFICA
Reino: Plantae Divisão: Magnoliophyta Classe: Magnoliopsida Ordem: Solanales Família: Solanaceae Género: Solanum Espécie: S. melongena
INFORMAçõES
-
A berinjela é um fruto originário da região da Índia.
-
Adapta-se facilmente em regiões de clima tropical.
-
Possui um formato arredondado (meio oval) com casca fina na cor preta. Na parte interna é branca com várias pequenas sementes.
-
É um alimento rico em vitaminas A, C, B1, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno.
-
Possui também uma boa quantidade de sais minerais, tais como, potássio, cálcio, ferro cobre e magnésio.
-
É pouco calórica, sendo que cada 100 gramas possui apenas 20 calorias.
-
Entre os meses de janeiro a maio ocorre o período de safra.
-
Estudos recentes apontam que a berinjela é um ótimo alimento, cujo consumo ajuda a reduzir o colesterol.
-
Possui também propriedades laxantes e digestivas.
-
É muito utilizada na culinária (frita, cozida, grelhada e em saladas).
-
A berinjela é uma importante fonte de proteínas.
|
|
|
|
|
|
|
|
Fonte de cálcio, ferro e fósforo
Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5. A berinjela é um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antigüidade. Pertence ao mesmo grupo do pimentão, do jiló, do tomate e da batata. |
|
COMO COMPRAR
Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada; são delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los e sem jogá-los sobre a banca. Os frutos devem ter a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas. Para a berinjela comum, escolha os frutos entre 180 e 250g, com 17 a 20 cm de comprimento. Os de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Frutos escolhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes.
COMO CONSERVAR
Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco plástico, fure o plástico com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo. A berinjela pode ser congelada da seguinte maneira: lave e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, ou no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de microondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. Pode ser mantida assim no congelador por até 8 meses. Descongele em água fervente com sal, ou se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.
|
COMO CONSUMIR
A berinjela é uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada e em omeletes. Lave bem os frutos em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Para cozinhá-las no vapor salpique sal antes.
DICAS
* Os seguintes temperos podem ser usados: orégano, sálvia, alho, salsa, cebola, cebolinha verde, pimenta, sal e azeite de oliva. * A berinjela é um bom acompanhante de cereais e pratos gordurosos.
|
|
Receitas |
Salada de Berinjela
Ingredientes: * 2 berinjelas descascadas e cortadas em cubinhos * 1 tomate grande, picado em pedaços pequenos * 1/2 xícara de chá de azeitona * 1/2 xícara de chá de cebola picada * 2 colheres (sopa) de azeite * 1/2 colher (sopa) de açúcar * 1 colher (chá) de orégano * 1 colher (sopa) de vinagre * 1/2 colher (sopa) de molho inglês * 1/4 xícara (chá) de água * sal e pimenta a gosto
Modo de fazer: * Coloque o azeite em uma panela média, frite a cebola até dourá-la, retire do fogo. * Acrescente todos os outros ingredientes e misture bem. * Tampe e leve ao fogo para amaciar a berinjela, mexendo de vez em quando. * Quando a berinjela estiver macia e ‘‘al dente’’, retire e coloque em uma saladeira. Rendimento: 6 porções. Tempo de preparo e cozimento: 25 minutos. Sugestão: sirva fria.
Pasta de Berinjela
Ingredientes: * 02 berinjelas médias, descascadas, cortadas em cubinhos * 1/2 xícara (chá) de cebola picada * 02 colheres (sopa) de suco de limão * 2 dentes de alho amassados * 3 colheres (sopa) de azeite * 1/4 de pimentão picado bem miúdo * 1/2 xícara (chá) de cheiro verde * sal e pimenta à gosto Modo de fazer * Ferva a berinjela até cozinhá-la bem, escorra e reserve * Frite a cebola e o alho no azeite, em seguida junte o pimentão e a berinjela e misture. Amasse a polpa com garfo, formando um purê. * Acrescente o limão, o sal e a pimenta e refogue bem. * Por último, acrescente o cheiro verde e misture tudo. Retire do fogo. Rendimento: 2 1/2 xícaras de chá. Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos Sugestão: é ideal para servir com pães, biscoitos salgados e torradas. O sabor fica melhor com mais pimenta.
Berinjela Recheada
Ingredientes: * 2 berinjelas grandes * 1 lata de sardinha desfiada * 1/2 xícara (chá) de cheiro verde picada * 1/4 xícara (chá) de azeitona picada * 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca * Queijo ralado (a gosto) * Azeite (a gosto) * 1 dente de alho picadinho * 1/2 xícara de cebola picada Modo de fazer: * Lave a berinjela, não descasque e retire a parte do cabo, corte a no sentido do comprimento; * Coloque a berinjela na água com a polpa voltada para baixo e deixe ferver por 2 minutos; * Depois de cozida, deixe esfriar, retire a polpa com a ajuda de uma colher, deixe uma borda perto da casca e reserve; * Corte a polpa e junte a sardinha, o cheiro verde, a cebola, o alho, a azeitona, a farinha de rosca, o sal e a pimenta a gosto. Misture bem e recheie a casca de berinjela; * Salpique o queijo e regue com azeite; * Unte uma forma, coloque as berinjelas e leve ao fogo pré-aquecido em temperatura média pro 10 minutos. Rendimentos: 10 porções Tempo de preparo e cozimento: 20 minutos Sugestão: * Substituir a sardinha por frango ou atum * Pode dispensar o cozimento da berinjela, retire a polpa dela crua, corte; faça o recheio e leve ao forno por 1 hora que é o tempo de cozimento no forno.
| |
|
|
|
Denomina-se como berinjela, o fruto de uma planta, originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Árabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que, a época de seu plantio é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, geada e excesso de chuva na floração.
Classificação da berinjela
A berinjela é classificada, segundo o Programa Horti & Fruti Padrão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em claras, rajadas e escuras, considerando também o comprimento e o dimetro.
Mitos da berinjela
Nos últimos anos, o consumo de berinjela aparentemente aumentou devido às informações veiculadas sobre supostos benefícios que o consumo de berinjela ofereceria as pessoas. A idéia atual mais difundida é de que o consumo regular de berinjela (ou derivados à base da hortaliça) ajudaria a diminuir o colesterol. Apesar de muitos acreditarem nesta informação, até o presente momento não existem estudos científicos realizados com humanos que comprovem, de maneira satisfatória, esta afirmação. Um estudo realizado com o extrato seco da berinjela verificou uma pequena correlação entre a diminuição do colesterol e o consumo do extrato seco, porém, a resposta clínica deste estudo não atingiu os valores estabelecidos pelas III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias e Aterosclerose. Este estudo foi realizada pela Prof. Dr. Maria da Conceição R. Gonçalves pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba. Um outro estudo realizado pelo pesquisador Prof. Dr. Bruno Caramelli do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (FMUSP), não constatou nenhum efeito do suco de berinjela com laranja (200ml por dia), nos níveis plasmáticos de colesterol total, LDL, VLDL, HDL-colesterol, fibrinogênio e triglicérides. Apesar dos diferentes resultados, os pesquisadores em questão concordam que ainda existem poucas informações a cerca dos benefícios que a berinjela oferece com relação ao colesterol, sendo assim, são necessários mais estudos para se definir os reais efeitos da berinjela sobre o colesterol.
Benefícios para a saúde
Embora não haja comprovação, até o momento, de que a berinjela diminua o colesterol, esta hortaliça fornece muitos outros nutrientes benéficos à saúde. Levando em consideração a composição nutricional do fruto da berinjela, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua encontram-se, em quantidades consideráveis, os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são: vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais,; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino e formação do bolo fecal; além de ser considerado um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.
Função dos nutrientes
Como já foi dito anteriormente, a berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde. Na tabela seguir, encontram-se suas principais atividades no organismo.
Nutriente |
Função no organismo
|
Cobre |
Faz parte de várias enzimas e proteínas . |
Magnésio
|
Atua em reações enzimáticas. Faz parte da constituição de ossos, dentes, membrana celular e cromossomos
|
Zinco
|
Atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico, nas funções neurológicas,na síntese,liberação e ligação de diversos hormônios , na transmissão de impulsos nervosos e está diretamente relacionado a reprodução.
|
Potássio
|
Atua no equilíbrio eletrolítico do organismo, contração muscular, síntese de glicogênio,metabolismo protéico e de carboidratos, manutenção da diferença de potencial através das membranas celulares.
|
Cálcio
|
Atua na formação dos ossos e dentes,é essencial para a vasoconstrição e vasodilatação, transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e secreção de hormônios, além de desempenhar funções metabólicas e interferir na absorção do fósforo pelo organismo.
|
Fósforo
|
Atua no crescimento e diferenciação celular, componente dos ácidos nucléicos e das membranas plasmáticas e auxilia a manutenção do equilíbrio ácido-básico.
|
Vitamina B1 (tiamina)
|
Atua como coenzima em diversas reações enzimáticas e exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e lipídios.
|
Vitamina B2 (riboflavina)
|
Atua em diversos processos metabólicos no organismo, na transformação de lipídios, proteínas e glicídios.
|
Vitamina C (ácido ascórbico)
|
Dentre diversas funções, atua em reações químicas no organismo e é extremamente importante nos processos de oxirredução. Facilita a absorção do ferro, da glicose e de outros glicídios pelo organismo. Age no sistema nervoso e na síntese de neurotransmissores.
|
Fonte: Cardoso, M A, 2006.
Segundo Pastore (2005), a berinjela contém fenóis que agem como antioxidantes. Estas substncias possuem atividade antiinflamatória, evitando que as plaquetas sanguíneas se aglomerem e inibe a ação de radicais livres no organismo, protegendo moléculas de DNA e lipídeos, prevenindo processos carcinogênicos. A berinjela mais comercializada é a com casca arroxeada. A tonalidade de sua casca deve-se à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonóides. As duas primeiras substncias inibem a produção de radicais livres e os flavonóides apresentam propriedades antioxidantes. Sendo assim, recomenda-se que esta seja consumida com as cascas.
Sugestões sobre o preparo e consumo da berinjela
- PREPARAçõES MAIS UTILIZADAS: pode ser adicionada em diversas preparações, como o cuscuz, suflê, tortas, saladas, recheada e em forma de lasanha.
- COMO COMPRAR: a berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.
- COMO ARMAZENAR: até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas.
- COMO PREPARAR: deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
- COMO EVITAR O GOSTO AMARGO: Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.
|
|
|
|
De: ZÉMANEL |
Enviado: 29/09/2009 19:23 |
Reduzir o colesterol - Receita da Beringela
Sonalum melogena, sabe o que é? Este é o nome científico da Beringela. Originária da India, foi trazuda para a Europa pelos arabes, atrvés da Península Ibérica.
Da mesma família que o tomate, a sua versatilidade faz com que integre grande parte da culinária internacional, e bastante usada na cozinha vegetariana.
A beringela de qualidade deve ter o pedúnculo verde e rijo, o fruto escuro, sem manchas e macio, de pele fina, e brilhante e sementes claras.
Pode ser assada, cozida, grelhada, recheada, refogada e frita.No entanto, devido à textura esponjosa, absorve muito óleo e aumenta em 4 vezes a quantidade de calorias da refeição.
Reduza o colesterol
Para além de um óptimo ingrediente para as refeições diárias, a beringela é há muito tempo usada para reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Ingredientes:
Preparação:
- Encha o jarro com o litro de água,
- Lave bem e corte a beringela em bocados
- Cologue ps pedaços de beringela no jarro com água
- Deixe repousar durante a noite
- Há quem adicione sumo de limão, porque diz a povo que ajuda a perder peso.
Depois de deixar repousar durante uma noite, escorra a água para um outro jarro ou garrafa (sempre de vidro) e beba o líquido durante o dia.
Deve repetir este processo durante 3 dias e repousar outros 3. Deve fazer isto por um período de 3 semanas.
Conselhos: Consulte o seu médico ou vá à farmácia para medir os níveis de colesterol antes e depois deste processo, para ter forma de compraração e saber se está a resultar.
Se estiver a tomar qualquer medicmento para nivelar os niveis de colesterol no sangue, continue a fazê-lo. Esta receita em nada substitui a medocação prescrita pelo seu médico.
|
|
|
|
De: ZÉMANEL |
Enviado: 29/09/2009 19:30 |
BeringelaA beringela é um ingrediente comum na cozinha indiana, grega e francesa. É oriunda da Índia e parte do sudoeste Asiático, mas o seu cultivo estendeu-se a todo o mundo. A beringela crua é um vegetal/fruto muito pouco calórico, com apenas 16 calorias em 100 gramas. É muito rica em água (93%) e fornece boas quantidades de potássio (200 mg/100g de beringela). Contribui com fibra alimentar (2,5 g/100 g), cálcio (10 mg/100 g) e fósforo (12 mg/100 g de beringela). É uma planta herbácea da família das solanáceas (que inclui a batata, o tomate, o pepino e o pimento). Os seus frutos são geralmente de cor violeta ou roxo escuro e de forma alongada, embora existam variedades redondas e de cor amarela ou branca. O responsável pela cor púrpura e brilhante da casca da beringela é um tipo de fitoquímico, da família dos compostos fenólicos, chamada antocianina. Estudos laboratoriais revelam que esta substncia actua como antioxidante, impedindo a acção nefasta dos radicais livres de oxigénio. Isto ajuda a proteger o organismo dos danos celulares, nomeadamente com propriedades anticancerígenas, e a reduzir a oxidação do colesterol e consequente risco de arterosclerose.
O consumo regular de sumo de beringela mostrou-se útil na diminuição dos níveis de colesterol total, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos. É igualmente indicado o seu consumo em dietas que visem baixar a tensão arterial. Apesar de ser pouco calórica e não ter gordura na sua composição, a beringela tem a capacidade de absorver grandes quantidades de gordura na sua preparação. Não deve por isso ser frita nem ser cozinhada com muita gordura.
Pode ser consumida assada, cozida, estufada ou guisada, a acompanhar pratos de soja, seitan, tofu, etc. Salgar as beringelas antes de as cozinhar ajuda a eliminar o suco de sabor amargo e reduz a humidade. Ao tornar a polpa menos densa, este processo impede que a polpa absorva tanta gordura. Corta-as às rodelas ou em cubos, salpica-as com sal e deixa-as em repouso durante 30 minutos. Depois passa-as por água, enxagua-as com papel absorvente e cozinha. O aço comum oxida rapidamente a polpa da beringela (fica escura), por isso deves cortá-la com uma faca de aço inoxidável. Na escolha das beringelas, procura as que se encontrem bem rijas, com a pele polida, brilhante e sem manchas. São de evitar as que estiverem verdes e prefere as que ainda tiverem o pedúnculo e o cálice.
|
|
|
Primer
Anterior
2 a 9 de 9
Siguiente
Último
|
|
|
|
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados | |
|
|