Gestão ambiental abrange 1097 escolas
30.09.2009 - 10h28 Sara Dias Oliveira
O balanço está feito e a continuidade assegurada. O programa Eco-Escolas, que pretende melhorar a gestão ambiental no espaço escolar, conta actualmente com 1097 estabelecimentos de ensino, dos quais 874, espalhados por 183 municípios, têm autorização oficial para hastear a bandeira verde - símbolo do reconhecimento de boas práticas em nome do Ambiente.
Há 13 anos que o Eco-Escolas está a ser desenvolvido em Portugal e sempre com uma adesão crescente. De 784 galardões verdes atribuídos em 2007/2008, o número subiu para 874 em 2008/2009. Lisboa continua à frente com mais escolas inscritas, seguindo-se o distrito do Porto, a Região Autónoma dos Açores e Aveiro. A Madeira surge em quinto lugar.
Cerca de cinco mil alunos de todo o país estiveram ontem no Europarque, em Santa Maria da Feira, para participar no Galardão Bandeiras Verdes Eco-Escolas 2009. O dia foi animado com exposições, demonstrações, jogos, percursos com veículos amigos do ambiente. E, pela primeira vez, foi atribuído um galardão verde a uma instituição de ensino superior, mais precisamente à Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
"Este modelo resulta porque, a todos os níveis, é um trabalho coordenado, de equipa, em que as pessoas deixam de ser parte do problema para fazer parte da solução", sublinhou José Archer, presidente da Associação da Bandeira Azul da Europa.