A criação de um canal televisivo "on-line" sobre engenharia do ambiente e de um galardão para premiar projectos sobre alterações climáticas serão temas em debate no próximo congresso do sector, a decorrer quinta e sexta, no Algarve.
Estes novos projectos serão debatidos durante o X Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente, organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente (APEA) e que decorre na Universidade do Algarve.
O canal temático em português com conteúdos sobre ambiente e sustentabilidade, que visa divulgar projectos naquela área desenvolvidos nos países lusófonos, será lançado a 23 de Outubro.
Segundo disse à Lusa o presidente da APEA, Pedro Santos, o novo canal "on-line", lançado no dia em que a associação comemora 24 anos, transmitirá com regularidade programas temáticos, entre reportagens e entrevistas.
A página onde estará disponível o canal terá ainda um espaço para a visualização de congressos e seminários técnicos e outro para a formação avançada em regime de "e-learning", adiantou Pedro Santos.
Nos próximos anos, a associação quer criar um portal "de referência" sobre o tema das alterações climáticas, com conteúdos sobre o tema e com uma base de dados completa de projectos em curso em espaço lusófono.
"Pretendemos promover o conceito de rede climática enquanto rede de pessoas e entidades que desenvolvem projectos de excelência nesta área, de forma a incentivar a troca de experiências", explicou Pedro Santos.
Será durante o X Congresso Nacional de Engenharia do Ambiente que os cerca de 2000 membros da APEA irão escolher a sua nova direcção.