TV Digital
O que é, funcionamento, recursos, equipamentos, qualidade de imagem e som, interatividade, mobilidade
O que é
A TV Digital é um sistema em que as imagens e dados são transmitidos da torre para a televisão no formato de bits (menor unidade de dados digitais). Desta forma, ocorre uma perda muito pequena de dados, e a imagem e o som chegam com alta qualidade (até sete vezes melhor que a analógica).
Início da operação
Na cidade de São Paulo, as transmissões da Tv Digital (DTV) começaram no dia 2 de dezembro de 2007. O cronograma estabelece que, no primeiro semestre de 2008, chegue ao município do Rio de Janeiro. Até o final de 2008, todas as capitais estarão incluídas no sistema. A previsão é que as transmissões do sinal digital cheguem em todo território nacional até o ano de 2013. Em 2016, o sinal analógico deixará de ser transmitido.
Equipamentos
Para captar o sinal de tv digital são necessários: uma televisão (de tubo, plasma ou lcd), uma antena de UHF e um conversor (set-top box).
Interatividade
Neste primeiro momento, o sistema digital brasileiro vai apenas melhorar a qualidade da imagem e som das transmissões. Porém, brevemente, serviços interativos serão adicionados. Votações interativas, dados sobre a programação, games, compras virtuais, movimentação bancária, troca de mensagens entre outros recursos poderão entrar em operação.
Qualidade de imagem e som
Quem tem televisor de alta definição (Full HD ou HD Ready) poderá visualizar uma imagem com extrema qualidade. Porém, quem estiver usando um televisor de tubo também vai perceber uma grande melhoria de imagem e som, pois o sistema digital elimina chiados, ruídos e sombras.
Mobilidade
Uma das vantagens da TV Digital é a mobilidade. Através de televisores específicos portáteis é possível captar a imagem mesmo em movimento. Também é possível assistir os canais de televisão em telefones celulares com este recurso.
Mais canais
Como o sistema de transmissão digital é mais compacto, é possível transmitir até oito canais digitais numa mesma freqüência do analógico. Portanto, a tendência é que, futuramente, tenhamos mais canais sendo transmitidos pelas emissoras de televisão.