Melhore a sua forma de comunicar
Não se toque no rosto – Passar os dedos no rosto ou no cabelo pode transmitir insegurança, e distrair seus ouvintes do teor do discurso.
Mantenha a cabeça erguida – Postura corporal adequada e os olhos no nível do horizonte ou das pessoas, transmitem auto-confiança. Cabeça baixa e olhos no chão dão a impressão que vai começar a lamentar-se da sua vida.
Fale devagar – Pessoas ansiosas tendem a falar mais rápido, atropelando as palavras. Reduza o ritmo e ponha mais ênfase nas palavras. Geralmente, as idéias são expressas de forma mais clara e convincente.
Use as mãos com mais confiança – Ao invés de usar as mãos para coçar a barba ou estalar os dedos, use-as para pontuar o seu discurso e enriquecer o valor de suas palavras.
Mantenha uma distncia educada – Há um padrão que define a distncia adequada para uma conversa (um braço de distancia). Quanto dá um passo à frente, impõe sua presença física e causa desconforto. Não invada o espaço pessoal do outro, nem permita que os outros o façam, não há nada mais desconfortante que ter uma pessoa a falar em cima de nós.
Copie o outro – Quando duas pessoas conversam de forma fluída, com boa conexão, é natural que haja uma correspondência gestual entre os dois. É um padrão inconsciente que pode ser explorado. Discretamente imite um pouco os gestos da outra pessoa, a postura, o ritmo da fala, e a maneira como move as mãos. Mas, atenção, observe e repita quem tem sucesso, elegncia e sabedoria.
Não cruze os braços e as pernas – É uma reação natural de defesa, e transmite falta de receptividade ao seu interlocutor. Mantenha sempre braços e pernas descruzados.
Olhe nos olhos, mas sem encarar – Olhar nos olhos cria conexão e ajuda a fluir a comunicação. Falta de comunicação visual pode transmitir insegurança, o excesso pode deixar a outra pessoa desconfortável ou assustada.
Relaxe seus ombros – Contrair os ombros é um dos sinais mais espontneos de insegurança. Se estiver com os ombros tensos, e não conseguir relaxar, peça licença, e vá dar uma volta, faça um alongamento rápido e uma leve massagem à volta do pescoço.
Incline-se, mas sem exageros – Este código corporal é bastante simples: inclinar-se um pouco em direcção à pessoa que fala indica interesse pelo assunto e aprovação. Inclinar-se um pouco para trás indica que está avaliando o que o outro está a dizer.
Sorria – O riso relaxa as pessoas.. Pontuar seu discurso com sorrisos e pequenas risadas, tornam a conversa mais leve.