O presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente Moura, considerou que a atribuição da organização dos Jogos Olímpicos de 2016 representam uma «vitória da lusofonia». O Presidente Cavaco Silva já felicitou Lula da Silva pela escolha do Rio de Janeiro para cidade anfitriã deste evento.
O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) defendeu que a atribuição ao Rio de Janeiro da organização dos Jogos de 2016 «é uma vitória da lusofonia, que aumentará a responsabilidade» da representação nacional.
Em declarações à TSF, Vicente Moura, frisou mesmo que «é a primeira vez que os Jogos Olímpicos falam português».
«Isso é muito importante e há outro aspecto muito importante porque vamos ter oportunidade de reforçar o nosso relacionamento com o Brasil e elevar o nível qualitativo do nosso desporto», destacou.
Por seu lado, o Presidente da República português já felicitou o seu homólogo brasileiro, Lula da Silva, pela escolha do Rio de Janeiro, sublinhando que «Portugal partilha o justificado orgulho e regozijo do povo irmão do Brasil».
Na mensagem, Cavaco Silva lembrou ainda que a candidatura do Brasil à organização dos Jogos Olímpicos de 2016 «contou com o apoio firme e claramente expresso de Portugal».