Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
AMBIENTE-2: Alunos de todo o Algarve vão recolher em zonas hídricas amostras de organismos
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 21/10/2009 16:31

Alunos de todo o Algarve vão recolher em zonas hídricas amostras de organismos para avaliar a qualidade ecológica das águas, acção integrada num projecto de monitorização ambiental voluntária.

O projecto "Voluntariado Ambiental para a Água", cujo protocolo foi hoje assinado, envolve dez entidades com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas de água doce através da monitorização voluntária.

A realização da acção "Conservação e Sustentabilidade dos Ecossistemas de Água Doce", que decorre ao longo do ano lectivo, marca o início do projecto, que envolve professores do ensino básico, secundário e superior.

Ao abrigo desta acção, professores universitários irão dar formação a professores do ensino básico e secundário das áreas do Ambiente e Ciências Naturais, que levarão depois os alunos para o terreno.

A ideia é que sejam recolhidas em zonas de água doce amostras de macro invertebrados - como larvas de insectos, gastrópodes (classe a que pertence o caracol) ou bivalves -, para depois serem analisados em laboratório.

Estes organismos, visíveis a olho nu, servem como indicadores da saúde ecológica das águas pelo que são importantes elementos para aferir a qualidade da água das zonas analisadas e identificar eventuais problemas.

"A caracterização das espécies vai permitir perceber o estado da água, se há degradação ou poluição", referiu Valentina Calixto, presidente da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, responsável pelo projecto.

A análise das espécies e consequentemente do estado da água em que vivem dará depois indicações valiosas sobre os locais onde as autoridades deverão proceder a acções de limpeza, entre outras, acrescentou Valentina Calixto.

O projecto é da responsabilidade da Administração da Região Hidrográfica (ARH) que, em parceria com nove entidades, entre as quais a Universidade do Algarve (UAlg), vai promover acções de formação sobre a temática.

A ideia de organizar uma rede de formação no Algarve sobre conservação e sustentabilidade dos ecossistemas de água doce surgiu da falta de formação neste domínio e da inexistência de materiais pedagógicos.

O objectivo é levar professores e alunos a compreender a estrutura, função e valor dos ecossistemas de água doce, bem como a relação entre a qualidade de vida dos cidadãos e a qualidade da água.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados