No Sri Lankan um viúvo atraiu a atenção dos médicos e da população pela sua capacidade de amamentar sua filhinha.
Sr. B Wijeratne, de Walapanee, perto de Colombo, começou a amamentar logo depois que sua esposa morreu dando à luz à sua segunda filha.
Sua filha mais velha, Nisansala de 18 meses, era tão dependente do leite de sua mãe que não conseguia se adaptar ao leite industrializado.
Doutor Kamal Jayasinghe, um porta-voz do hospital onde o rapaz passou, disse: “os homens com hormônio prolactina hiperativo podem produzir leite no peito.”
O fenômeno da lactação masculina em seres humanos ficou mais comum nos últimos anos, devido ao uso de medicações que estimulam glndulas mamárias nos homens.
Ora, todo mundo entende o fato do homem ter mamilos, entretanto, não é tão entendido que eles também têm glndulas mamárias.
Ordinariamente o tecido mamário no homem apresenta volume mais baixo. Com um estímulo hormonal apropriado — a natureza fornece as mulheres quando eles ficam grávidas e dão à luz — o leite materno. No caso dos homens, com a mesma estimulação hormonal é possível produzir leite através dos seus mamilos, no entanto num volume bem menor do que uma mulher poderia produzir.