Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
General: A 1ª Mostra Erótica-Paródica
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 4 en el tema 
De: ZÉMANEL  (Mensaje original) Enviado: 23/10/2009 11:54

Cidade lusa se transforma na 'capital do falo' por um mês

Caldas da Rainha, Leiria, 21 out (Lusa) - Centenas de falos e diversas manifestações artísticas estão sendo criadas na cidade de Caldas da Rainha, centro de Portugal, onde começa na quinta-feira a primeira Mostra Erótica-Paródica organizada pela Confraria do Príapo.

Trabalhando "cerca de 10 horas por dia", o artesão Victor Lopes Henriques assegurou à Agência Lusa não ter "mãos a medir" no ateliê para até ao final do mês produzir ao vivo "toda a espécie de malandrices em cerâmica".

Desde o enchimento dos moldes, à cozedura, pintura e vidrado das peças tudo está a ser feito à vista de quem visita o ateliê, onde as prateleiras estão sendo preenchidas com pênis de todos os tamanhos e feitios.

As típicas "garrafas das Caldas" (falos que se podem encher com bebidas) - em versões que vão do "pequenino, de meio litro, ao de litro, três litros ou cinco litros" - disputam o interesse dos visitantes com as canecas ostentando no fundo um pequeno falo, outras em que o dito substitui a asa ou, até, algumas "em forma de regador, em que o bocal é um falo", explica o artesão.

A variedade de artigos passa ainda pelos tradicionais bonecos de "puxar o cordel", ornamentados com um avental que, quando se puxa a corda, mostram "a malandrice escondida", revela o autor.

Ainda em cru e à espera de acabamento, está a "seção dos políticos", onde as figuras de barro de Sá Carneiro e Amaro da Costa aguardam que o artesão lhe dê o toque final. "Está tudo pronto, só falta colar lá o pirilau (pênis) e a costureira pôr um avental ou uma bandeira a tapar", acrescenta em tom de brincadeira.

Tal como Lopes, trabalho não faltará à costureira que irá vestir de noivas ou as várias dezenas de falos produzidos no ateliê.

"É a primeira grande realização da Confraria do Príapo e é preciso ultrapassar tabus para que renasça uma economia à volta da tradição", afirma José Nascimento, um dos fundadores do grupo.

Exposições, conferências, concursos, gastronomia e animação de rua em torno do falo vão invadir a cidade durante um mês em que o comércio e a restaurantes se associam à iniciativa.

Uma mercearia centenária criou uma bolacha em forma de pênis, conta Nascimento, que está satisfeito com a adesão dos comerciantes que foram convidados a "oferecer falos de chocolate aos seus clientes".

A 1ª Mostra Erótica-Paródica começa na quinta-feira e vai prolongar-se até 22 de novembro.

 

 





Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Respuesta  Mensaje 2 de 4 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 23/10/2009 11:56

Caldas da Rainha é Terra das Malandrices durante um mês

Mostra Erótica-Paródica nas Caldas da Rainha

Durante um mês a cidade mostra a tradição com artigos característicos e apresenta novidades. Há desde as típicas canecas fálicas até bolachas. A1.ª Mostra Erótica-Paródica quer divertir e revitalizar o comércio de rua

A cidade de Caldas da Rainha vai transformar-se na Terra das Malandrices. às tradicionais garrafas fálicas, juntam-se "peças com uma torneirinha, canecas que têm um pirilau lá dentro, bonecos de cordel, bolos, bolachas e pão com o formato do falo", informou José Nascimento, presidente da Confraria do Príapo, associação que organiza a "1ª Mostra de Erótica-Paródica das Caldas da Rainha". A iniciativa que arranca hoje e prossegue até dia 22 de Novembro, pretende "mostrar a tradição das peças de cermica da cidade e inovar com novas peças com outros materiais, mas sempre de forma satírica, sem ofender ninguém", adiantou o confrade.

As actividades previstas, que acontecem por toda a cidade - exposições, conferências, jantares, animação de rua - são gratuitas e apelam também à criatividade dos visitantes. No shopping da cidade "há falos para as pessoas pintarem, aplicarem colagens, para que possam fazer as suas interpretações artísticas", contou o ao DN José Nascimento. Já no jardim da cidade, na Casa dos Barcos, o artesão Víctor Henriques trabalha ao vivo. Desde o enchimento dos moldes, à cozedura e pintura, Víctor está preparado "para fazer todo o tipo de malandrices." Revelou ao DN que para além dos típicas garrafas das Caldas", com cinco ou seis medidas diferentes, que vão desde muito pequenino até aos cinco litros" fez outras "malandrices". "Tenho motos e burros, com lugar para duas pessoas, em que ao puxar ao cordel acelera", explicou ao DN em jeito de brincadeira. Nesta variedade de artigos não esqueceu de nomear os típicos bonecos também de cordel, portadores de um avental ou capa de estudante que ao puxar a corda mostram a "malandrice." Na secção de políticos estão Sá Carneiro e Amaro Costa, adiantou.

As exposições contam com vídeo, fotografia, escultura, numa tentativa de convergir a tradição com diversas manifestações artísticas. Nas conferências a "educação para a sexualidade também é um preocupação do programa".

Uma das grande novidade é uma espécie de bolacha "feita com massa de bolo rim e pintadas com corantes para desenhar a forma do falo", explicou Rui da Bernarda, da mercearia centenária das Caldas que criou estas bolachas, que"serão oferecidas às pessoas pelos comerciantes" .

Aos sábados entre as 10.30 e o 13.00, animação de rua invade as artérias da cidade, onde "há, por exemplo, árvore nas quais os frutos são precisamente pirilaus.", adiantou o presidente do Príapo. O objectivo é abordar as pessoas, brincar com elas, oferecendo-lhe miniaturas em cermica e chamar a atenção para os produtos.

As iniciativas decorrem por toda a cidade "porque um dos objectivo da confraria é valorizar e divulgar a tradição caldense. E não queremos fazê-lo de forma envergonhada e elitista, mas que abranja o maior número de populares".

O evento organizado pela Confraria do Príapo, que se constituiu em 24 de Abril, e na qual o "a maioria dos confrades são comerciantes" pretende "revitalizar o comércio de rua num momento em que atravessa dificuldades", explicou Isabel Castanheira, a vice-presidente da associação." "É um momento duro que nos deixa preocupados e se nós com as malandrices das Caldas conseguirmos colocar um sorriso nas pessoas já é bom". "Com um toque malandro as pessoas podem esquecer os problemas e ganhar um outro nimo", explicou.

Assim, durante um mês a sátira dá vida à tradição caldense, numa "Terra de Malandrices".


Respuesta  Mensaje 3 de 4 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 23/10/2009 11:57

Seja Bem-Vindo a



Próxima Palestra

6ª Feira, dia 23, às 21 horas, na Passagem do Céu de Vidro (Parque D. Carlos I)

“O Culto do Falo – da antiguidade à actualidade”, pelo Professor Doutor Nuno Monteiro Pereira, médico urologista e sexólogo, autor de "O Pénis - da masculinidade ao órgão masculino", dirigente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, director da Clínica do Homem e da Mulher e da iSEX – Associação para o Estudo Avançado da Sexualidade Humana.

Respuesta  Mensaje 4 de 4 en el tema 
De: ZÉMANEL Enviado: 23/10/2009 11:58

Programa de Actividades

22/10 (18h) – Inauguração da 1ª Mostra Erótica-Paródica de Caldas da Rainha – LOCAL: Caldas Shopping

EXPOSIçõES

Cermica
22/10 a 22/11 – Exposição de peças representativas da Loiça das Caldas (Malandrices) – LOCAL: Caldas Shopping
22/10 a 22/11 – “Malandrices ao Vivo” diariamente com o artesão Vítor Lopes Henriques – LOCAL: Casa dos Barcos (Parque)
22/11 a 22/11 – Interpretação de Garrafas por artistas, estudantes e cidadãos (mediante inscrição) – LOCAL: Caldas Shopping e Comércio de Rua

Outros Materiais – Chocolate, Bolos, Pão e Outros
22/10 a 22/11 – Exposição de Malandrices produzidas com outros materiais – LOCAL: Caldas Shopping

Outras Artes – Fotografia, Vídeo, Design, Pintura, Escultura, Desenho, Caricatura e Outros
22/10 a 22/11 – Exposição de Arte Erótica – LOCAL: Passagem do Céu de Vidro (Parque), Galeria Osíris (CMCR) e Espaço Público

ANIMAçãO

22/10 a 21/11 – Animação de Rua aos Sábados (10h às 13h) – LOCAL: Centro da Cidade

CONFERêNCIAS

23/10 (21h) – Palestra “O Culto do Falo – da antiguidade à actualidade”, pelo Professor Doutor Nuno Monteiro Pereira – LOCAL: Passagem do Céu de Vidro (Parque)
31/10 (18h) – Palestra “O Carácter Erótico-Burlesco de Príapo”, pelo Professor Carlos de Miguel Mora – LOCAL: CCC
07/11 (18h) – Palestra “Comer, Dormir e ir ao Jardim Zoológico – reflexões acerca da nossa vivência do quotidiano e sua relação com o modo como encaramos a realidade da existência e dos fenómenos”, pelo Artista Plástico Vítor Pomar – LOCAL: CCC
13/11 (21h) – Palestra “O Erotismo na Banda Desenhada”, pelo Especialista em BD Geraldes Lino – LOCAL: Caldas Shopping
21/11 (18h) – Mesa-Redonda “Garrafas das Caldas – origens, tradição e modernidade”, com a participação de Artistas, Artesãos, Comerciantes e Académicos – LOCAL: CCC

GASTRONOMIA

31/10 (20,30h) – Jantar Priapiano com poesia de Bocage e do Corpus Priapeorum – LOCAL: Restaurante Pachá (mediante reserva)
14/11 (22h) – Ceia das Malandrices com Ópera do Malandro – LOCAL: Café-Bar Inovação (mediante reserva)
22/10 a 22/11 – Gastronomia erótica-paródica (pratos, doces, bebidas, bolos, pão, etc.) – LOCAL: Restaurantes e Pastelarias da Cidade


Artistas e artesãos convidados: Agneta Byorkman | Alves de Sousa | Ana Sobral | André Carrilho/Gambino | Armindo Reis | Carlos Enxuto | Cláudio Sousa | Clotilde Mocho | Colectivo Supergorrila | Cristina Roriz | Francisco Agostinho | Francisco Mendes (Lica) | José Pires | Liliana Resende | Marco Martins | Marcos Pinto | Margarida Araújo | Nelson Canastra | Nuno Bettencourt | Nuno Costa | Pedro Azevedo | Sandra Roda | Teresa Henriques | Victor Lopes Henriques | Viriato Silveira | Vítor Lopes | Vítor Pires | Vítor Pomar


Locais de exposição: Caldas Shopping | Galeria Osíris | Museu-Atelier António Duarte (Centro de Artes) | Passagem do Céu de Vidro (Parque D. Carlos I) | Bar Demodé | Casa dos Barcos (Parque D. Carlos I) | Lojas do Comércio Tradicional | Café-Bar Inovação | Espaço Polypos (5/11) | Restaurante Pachá (31/11)


Comentários e Sugestões: confraria.priapo@gmail.com

Sítio da Confraria do Príapo: http://confrariadopriapo.blogspot.com/


Primer  Anterior  2 a 4 de 4  Siguiente   Último  
Tema anterior  Tema siguiente
 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados