O
voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan, director de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM), na cidade de Holyoke, em Massachusets, nos Estados Unidos. O nome original do novo desporto era mintonette. Nessa época, o desporto em moda era o basquetebol, que tinha sido instituído apenas há três anos pôr Nasmith e que rapidamente se difundira. Era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Pôr sugestão do Pastor Lawrece Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante que o basquetebol para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à do ténis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma cmara de bola de basquetebol era batida surgindo assim o desporto que seria mais tarde denominado Voleibol.
A primeira bola usada no voleibol (cmara de bola de basquetebol) era muito pesada, e, pôr este motivo, Morgan solicitou à firma A.G.Stalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido desporto. A citada firma, após várias experiências, acabou por satisfazer as exigências feitas por Morgan.
No início, aquele desporto ficou restrito a cidade de Holpoke e ao ginásio onde Morgan era o director. Numa conferência levada a efeito na Universidade de Springfield, entre directores de educação Física dos Estados Unidos, duas equipas de Holyoke fizeram uma demonstração do desporto há pouco criado. Depois desta demonstração, o voleibol espalhou-se por Springfield e por outras cidades de Massachusets e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o Dr. A.T.Halsted, depois de observar o novo desporto, sugeriu que o seu nome fosse mudado de minonette para voleibol, tendo em vista que a ideia básica do jogo era jogar a bola de um lado para o outro, por sobre a rede, com as mãos.
O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de Julho de 1896 do Physical Education. Seu autor, J.Y.Cameron, de Nova Iorque, escreveu: "O voleibol é um novo jogo, exactamente apropriado para o ginásio, mais que pode, também, ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoas pode praticá-lo. O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresenta, assim, as características dos outros jogos, como o ténis e o andebol".
A primeira campo de voleibol tinha as seguintes medidas: comprimento - 15,35m: largura - 7,625 m. A rede tinha a altura de 1,98m. A bola era feita de uma cmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência 67,5 cm e o seu peso era de 255 a 340 g.
A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, França, sendo o primeiro presidente o Sr. Paul Libaud e fundadores os seguintes países: Brasil, Bélgica, Egipto, França, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Checoslováquia, Jugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
Em Setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como modalidade Olímpica e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em Outubro de 1964, com a presença de dez países no sector masculino. O primeiro campeão olímpico de voleibol masculino foi a equipe da Rússia (URSS), vice campeã a Checoslováquia, em 3º lugar o Japão. O Brasil ficou em 7º lugar. O feminino contou com 6 países, com a selecção do Japão tornando-se campeã, vice Rússia, 3º Polónia. O Brasil não participou desta competição.
O criador do voleibol, William C. Morgam, faleceu em 27 de Dezembro de 1942, com 72 anos de idade.