Página principal  |  Contacto  

Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
CURIOSIDADES: Portugal em poucas palavras
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 28/10/2009 13:52

Portugal em poucas palavras

Para quem não conheça Portugal, aqui estão algumas informações gerais.

Portugal é um país pequeno (92 389 km2), na ponta mais sudoeste da Europa, e partilha a Península Ibérica com Espanha, sendo um rectngulo com praias banhadas pelo Oceano Atlntico, apesar das costas a sul receberem ainda as águas quentes do Mediterrneo. Não esqueçamos também as ilhas da Madeira e dos Açores, que também são portuguesas. As montanhas mais altas são a Serra da Estrela (1 991 metros), no Continente; e o Pico (2 320 metros), na ilha do Pico, no Arquipélago dos Açores. O dia de Portugal é a 10 de Junho e o dia da Restauração da Independência é a 1 de Dezembro. O hino nacional é a A Portuguesa.

A capital é Lisboa, a cidade das sete colinas, que recebeu a Expo98. Outras cidades famosas são o Porto, Coimbra e Faro, que talvez sejam lembradas como anfitriãs dos jogos do Campeonato Europeu de Futebol, Euro2004. Santarém e Vila Franca de Xira também são conhecidas, assim como muitas outras cidades e vilas das lezírias ribatejanas, devido às suas tradições tauromáquicas. É nas lezírias que se encontram os campinos, cowboys que enfrentam o gado bravo não com cordas mas com varas longas que servem para conduzir o gado e para se protegerem dos touros avessos à proximidade humana. Os nomes de algumas das nossas províncias - Douro, Alentejo e Ribatejo - são reconhecidos pela excelência dos vinhos que produzem e que ganham prémios internacionais com frequência. Mas é talvez pelas praias e pelo clima suave que Portugal é melhor conhecido: o Algarve, por exemplo, é um destino privilegiado para turistas e para algumas estrelas internacionais que procuram férias sossegadas, longe dos papparazzi. E é curioso, mas foi na viagem para o Algarve, vindo de Lisboa, que McCarthy escreveu a famosa música "Yesterday".

Portugal é um país maioritariamente católico, e a maioria das pessoas defende esta fé mesmo tendo pouco interesse e poucos conhecimentos. De qualquer modo, os portugueses tendem a ser bastante tolerantes em termos religiosos. Existem muitos santos em Portugal, o que origina inúmeras festas com bailaricos, procissões e fogos-de-artifício; mas o mais famoso santo é sem dúvida a Nossa Senhora de Fátima, que fez o Milagre do Sol e que é objecto de uma das maiores peregrinações dos tempos modernos. Só existe em Portugal uma "religião" que consegue provocar discusões acessas - o futebol. O Benfica (SLB), o Porto (FCP) e o Sporting (SCP) são três dos clubes mais conhecidos e são rivais tradicionais, com os adeptos a atacarem-se mutuamente à menor oportunidade. Felizmente, os ataques resumem-se normalmente a piadas e anedotas que percorrem o país.

Apesar de alegres, com boa índole e de estarem sempre prontos para uma boa refeição e um bom petisco (que inclui invariavelmente um bom vinho tinto, ou cerveja, e dois dedos de conversa entremeados com piadas, boatos e anedotas), muitos portugueses apreciam o melancólico fado. Normalmente, são canções tristes que recordam as cruzes que as pessoas carregam por mão do destino, mas por vezes têm também ritmos mais alegres, lembrando que até o pior destino permite momentos de alegria. A falecida Amália Rodrigues foi uma das melhores fadistas, com uma voz magnífica para a companhia do trinado da guitarra portuguesa. Outra fadista famosa é Mariza, frequentemente aceite como a sucessora de Amália.

Portugal é o país europeu com as fronteiras definidas mais antigo (1297), tendo nacido em 1179 pela espada (e ouro) do rei D. Afonso Henriques. Enquanto na Europa os reinos continuavam a lutar e a modificar as suas fronteiras, Portugal tinha pouco mais que fazer do que ajudar Espanha, que ainda lutava contra os Mouros. Mas os nossos reis não estavam inactivos. Durante o século XIV prepararam-se para conquistas futuras... mas já não na Europa.

Em 1415, Portugal enviou os seus exércitos para o Norte de África, contra os Mouros. Poucos anos depois, as nossas caravelas chegaram à Madeira e aos Açores. Em 1480, Portugal chegara já ao Equador e provara que os mares não ferviam nem estavam povoados por monstros. Depois de explorarem o Atlntico, as caravelas avançaram para um novo oceano e, em 1498, chegaram à Índia. Em 1500, chegámos ao Brasil. O Japão foi descoberto em 1543 e, em 1557, os portugueses estabeleceram-se em Macau. Em pouco mais de século e meio, Portugal descobriu meio mundo e criou um grande Império, que em breve se começou a afundar, depois de perder a independência para Espanha, entre 1580 e 1640.

Em 1910 Portugal aboliu a Monarquia e instaurou a República, mas depressa caíu numa ditadura, em 1932, às mãos idealistas de Salazar. Pouco depois da sua morte, os portugueses revoltaram-se e derrubaram o governo. Estava-se a 25 de Abril de 1974 e a Revolução dos Cravos acabara de restituir a liberdade a Portugal sem derrame de sangue.



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados