Página principal  |  Contato  

Correio eletrónico:

Palavra-passe:

Registrar-se agora!

Esqueceu-se da palavra-passe?

TUDO EM PORTUGAL
Feliz Aniversário DamitaBr !
 
Novidades
  Entre agora
  Painel de mensagens 
  Galeria de imagens 
 Arquivos e documentos 
 Inquéritos e Testes 
  Lista de participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Ferramentas
 
O MUNDO (NOTICIAS E NOVIDADES): Em ambiente tranquilo, começam eleições gerais em Moçambique
Escolher outro painel de mensagens
Assunto anterior  Assunto seguinte
Resposta  Mensagem 1 de 1 no assunto 
De: NATY-NATY  (Mensagem original) Enviado: 28/10/2009 17:14
Em ambiente tranquilo, começam eleições gerais em Moçambique

Maputo, 28 out (EFE).- Em um ambiente tranquilo, foram abertas nesta quarta-feira as urnas em Moçambique, onde dez milhões de eleitores estão convocados para escolher o presidente, 250 deputados do Parlamento (unicameral) e dez assembleias provinciais.

A votação começou às 7h (3h, Brasília) nas 12 mil mesas eleitorais instaladas em todo o país, com a presença de 90 mil agentes e de outras 30 mil pessoas de apoio.

Entre os que votaram logo cedo na capital Maputo estiveram o presidente e favorito para a reeleição, Armando Guebuza, candidato da governista Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e seu principal opositor, Afonso Dhlakama, da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Mais de mil de observadores nacionais e internacionais, entre eles representantes de União Europeia (UE), União Africana (UA) e Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC), supervisionarão o desenvolvimento do pleito.

Após a independência em 1975, a Frelimo assumiu o poder mesmo com a oposição da guerrilha da Renamo, o que levou o país a uma guerra civil que durou quase 17 anos e que deixou cerca de um milhão de mortos.

A assinatura do acordo de paz em 1992 permitiu a realização das primeiras eleições gerais no país dois anos mais tarde, em 1994, vencidas pelo candidato da Frelimo, Joaquín Chissano.

Chissano voltou a ganhar em 1999 e, em 2004, foi substituído por Guebuza, que também obteve a vitória à frente da Frelimo, no poder no país desde sua independência, há 34 anos.



Primeira  Anterior  Sem resposta  Seguinte   Última  

 
©2025 - Gabitos - Todos os direitos reservados