Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
SAUDE: Vigilância Imunitária
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 01/11/2009 18:11

Vigilncia Imunitária

Uma das principais funções da imunidade mediada por células é reconhecer e destruir células cancerosas. Tudo isto é possível pois algumas células cancerosas possuem antigénios superficiais diferentes das células normais, sendo assim reconhecidas como estranhas.

A destruição destas células é feita por alguns linfócitos T, que após serem activados pelos antigénios das células afectadas, libertam certas substncias químicas que, poderão causar a morte das mesmas.

Este sistema mediado por células, é o responsável pela rejeição que se dá perante os transplantes e excertos de tecido, pois existem diferenças bioquímicas entre o dador e o receptor.

Por exemplo, numa experiência onde se utilizam ratos que receberam um enxerto de pele. Os ratos dadores em certos casos pertenciam à mesma estirpe do rato receptor e, noutros casos, pertenciam a estirpes diferentes.

Quando o dador e o receptor pertencem a estirpes diferentes (há rejeição), onde se verificam diferenças genéticas mais ou menos acentuadas, os linfócitos T do receptor reagem destruindo as células estranhas. Assim quando se volta a repetir o enxerto, o linfócitos T reagem de maneira mais rápida pois existem os linfócitos T de memória que já estão preparados para reagir contra aquela célula estranha.

De forma a minimizar estas reacções de rejeição, são procurados dadores de características bioquímicas mais parecidas com o receptor, e administrados medicamentos (imunossupressores) diminuindo ainda mais as hipóteses de rejeição mas aumentando a vulnerabilidade quanto a outras infecções.

Anexos

Glossário

1. Agentes Patogénicos – microorganismos como vírus, bactérias, fungos, protozoários e nematelmintes que se propagam, em geral, por contacto, espirros, tosse e expectoração, animais picadores ou através de relações sexuais.

2. Sistema Imunitário – conjunto de células, tecidos e órgãos que estão implicados na defesa do organismo contra agentes estranhos.

3. Imunossupressores – medicamentos administrados pelo transplantado para inibir o sistema imunitário fazendo com que o este não reconheça o transplante como estranho.

4. Imunidade – conjunto de processos fisiológicos que permitem ao organismo reconhecer substncias estranhas ou anormais, neutralizá-las e eliminá-las.

5. Vigilncia Imunitária – a principal função da vigilncia imunitária é destruir células anormais ou mutantes do organismo (como células cancerosas).

6. Células Estaminais – células com capacidade de se diferenciarem e dar origem a qualquer tipo de células que o organismo necessite.

7. Hemorragia – perda de elevadas quantidades de sangue.

8. Antigénio – qualquer componente molecular que estimula uma resposta imunitária específica por parte do organismo.

9. Hemólise – destruição de hemácias, ou seja, rompimento da membrana celular.

10. Resposta Imunitária – pode ser primária ou secundária. Na primária é quando o organismo é invadido pela primeira vez por determinação de um antigénio. Na secundária, geralmente rápida, intensa e longa, é quando o organismo tem novo contacto com o antigénio que já o tenha invadido. Esta resposta deve-se à presença de células de memória.

11. Imunidade Adquirida – tipo de imunidade resultante do contacto do organismo com o agente agressor (doença, vacinação ou da inoculação de células activas ou de soro de um organismo sensibilizado).

12. Células de Memória – linfócitos de vida longa, já sensibilizados por antigénios durante uma resposta imunológica primária, mas que ainda não experimentaram diferenciação final em células efectoras. Estes linfócitos reagem rapidamente numa resposta secundária quando reestimulados pelos mesmos antigénios.

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados