De: NATY-NATY (Mensaje original) |
Enviado: 01/11/2009 20:36 |
Ramos da Geografia física
Ciências Geográficas físicas estudan um componente específico do campo o interrelações entre fatores geograficos. Estos ramos são muitas e entre os mais importantes incluem:
- Climatologia, que enfatiza o estudo do clima a partir de informações meteorológicas. Um antigo e valioso manual desta ciência é a de Austin Miller. O desenvolvimento e difusão de programas de acesso aberto com imagens de satélite da superfície da Terra, incluindo os padrões e processos atmosféricos (centros de ação como anticiclones e depressões) têm crescido rapidamente esta ciência e sua interpretação, embora os resultados das novas tecnologias continuam a ser visto de uma forma mais completa.
- Geomorfologia, que é o estudo e compreensão da relevo na superfície da Terra (montanhas, planícies e planaltos, planícies e bacias sedimentares, vulcões, etc). Ele também inclui os processos originários destes acidentes geográficos e atuais processos geomorfológicos: intemperismo erosão, assoreamento, deslizamentos de terra em massa.Branch Fundada no início do século XX pelo geógrafo americano William Morris Davis, agora de nacionalidades, muitos geógrafos têm vindo a desenvolver nesta disciplina, como o francês Jean Tricart, Roland Pascoff e Max Derruau.
- Orografia. Parte da geografia física que trata da descrição e estudo das montanhas.
- Hidrologia. O estudo das águas doces (principalmente rios, lagos e águas subterrneas): rios e bacias hidrográficas, (canais de fluxo, sistemas de água, superior, médio e curso inferior dos rios, o uso do sistema hidráulico do rio, a dinmica do rio, etc .)
- O Glaciologia ao contrário na Hidrografia, se dedica no estudo das massas de água no estado sólido, como geleiras, gelo, icebergs e etc.
- Pedologia ou geografia ou do solo, que estudou os solos da geograficamente.
- Paleogeografia investiga e reconstrói a geografia do passado e sua evolução. De grande importncia para o resto da geografia física que serve para entender melhor a dinmica atual da geografia do nosso planeta.
- O estudo dos riscos naturais, e que, embora o número de catástrofes naturais aumentou nos últimos anos, tem aumentado o número de pessoas que eles afetam. É uma questão que também aborda a geografia humana.
Em cada país, a Geografia Física pode possuir disciplinas peculiares assim como suas próprias abordagens. Na Europa, por exemplo, há uma preocupação maior com áreas da Glaciologia, de fundamental importncia da esculturação de relevos modernos. No Rússia e Canadá emergiu geocriologia, dedicado ao estudo do permafrost. Por sua vez, nos países do hemisfério sul, principalmente nos de clima tropical, a Pedologia e estudos de alterações químicas em rochas vêm ganhando grande importncia, sendo as abordagens sobre o Quartenário bem menos avançadas (porém, agora progredindo bastante) se em comparação com os Estados Unidos da América ou a Europa.
Há, porém, cada vez mais uma preocupação em acoplar à análise puramente "física" a influência humana no substrato físico; de fato, vale dizer que o ser humano, é hoje o grande agente transformador da superfície terrestre.
Esta área da Geografia estuda os seguintes campos
- Clima: Clima árido, Clima polar, Clima semi-árido, Clima subtropical, Clima tropical, Clima tropical úmido e mudanças climáticas atuais ou pretéritas.
- Vegetação (biomas): Floresta tropical, Taiga, Deserto, Estepe, Savana Cerrados, Caatinga etc... Sempre considerando-se o solo e o clima como fatores de influência fundamentais.
- Relevo (e Topografia): Planalto, Serra, Depressão, Planície, Praias e Ambientes de transição Terra-Mar, dentre outras taxonomias, assim como todos aspéctos de gênese, dinmica e cronologia destes relevos. (consultar Geomorfologia)
- Hidrografia: Oceanos, Mares, Rios, Lagos, Albufeiras, Golfos e Baías, Bacias hidrográficas, Cataratas.
- Regiões: Continentes, Ilhas, Oceanos e Mares.
- Climatologia
- Pedologia: Solos
|
|