Page principale  |  Contacte  

Adresse mail:

Mot de Passe:

Enrégistrer maintenant!

Mot de passe oublié?

TUDO EM PORTUGAL
Joyeux Anniversaire bmoniky!
 
Nouveautés
  Rejoindre maintenant
  Rubrique de messages 
  Galérie des images 
 Archives et documents 
 Recherches et tests 
  Liste de participants
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Outils
 
AMBIENTE-2: Programa Água Doce inaugura mais uma unidade em Alagoas
Choisir un autre rubrique de messages
Thème précédent  Thème suivant
Réponse  Message 1 de 1 de ce thème 
De: NATY-NATY  (message original) Envoyé: 05/11/2009 20:09
Programa Água Doce inaugura mais uma unidade em Alagoas

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) inaugura, nesta terça-feira (21), mais uma Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce. Desta vez, na comunidade de Impueiras, localizada no município de Estrela de Alagoas (AL), a 150 km de Maceió. "A unidade de Impueiras é a primeira do contrato entre o ministério e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ainda prevê a inauguração de outras dez", conta Henrique Veiga, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA.

De acordo com o analista ambiental, o principal objetivo do Água Doce é garantir água potável a comunidades rurais difusas do semiárido, por meio de sistemas de dessalinização. "Esse é o foco principal do programa, mas ele também incorpora os cuidados ambientais e com a saúde da população", diz. A UD de Impueiras é a quarta inaugurada desde 2007. A primeira foi instalada no assentamento de Caatinga Grande, em São José do Seridó, no Rio Grande do Norte.

Na UD, a água é retirada do subterrneo por meio de poços tubulares. Em seguida, passa por um processo de dessalinização, já que no Semiárido, área de atuação do projeto, boa parte dela é salobra. "Depois do procedimento, metade se torna potável, boa para o consumo, e a outra metade vira um concentrado salino", explica Veiga.

Segundo ele, em um primeiro momento o concentrado é aproveitado em tanques para a criação de tilápias. Depois, serve para irrigar plantações de erva-sal, uma planta capaz de retirar sal do solo e que serve de alimento para bovinos e caprinos. "A administração da unidade é feita mediante a elaboração de um Acordo de Gestão, que envolve a comunidade, a prefeitura e o governo estadual", informa o analista.

Henrique Veiga conta que o Água Doce está presente nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Os recursos são provenientes do próprio MMA e de parceiros, como a Fundação Banco do Brasil e o BNDES, que custeou a implantação da UD de Impueiras. O programa conta, ainda, com parceiros técnicos, como a Embrapa Semiárido e a Embrapa Meio Ambiente, o DNOCS, a Universidade Federal de Campina Grande e a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior.

Água Doce - Lançado em 2004, o Programa Água Doce reforça o compromisso do governo federal em garantir o acesso à água de boa qualidade para a população do Semiárido, por meio do estabelecimento de uma política pública permanente. As comunidades beneficiadas são escolhidas com base nos índices pluviométricos, de mortalidade infantil, Desenvolvimento Humano, e na ausência ou dificuldade de acesso a outras fontes de abastecimento de água potável. Na comunidade de Impueiras, em Alagoas, fundada em 1890, residem 210 famílias, totalizando 1.050 habitantes. (Fonte: MMA)


Premier  Précédent  Sans réponse  Suivant   Dernier  

 
©2025 - Gabitos - Tous droits réservés