Uso da água do Aquífero Karst é debatido com a comunidade – ciclo de Audiências Públicas é encerrado
Danielle Jordan / AmbienteBrasil
Encerrou na semana passada o ciclo de audiências públicas que fazem parte do licenciamento ambiental do Aquífero Karst para o abastecimento público. As populações de Almirante Tamandaré, Colombo, Bocaíuva do Sul, Itaperuçu, Campo Magro e Campo Largo são abastecidas pelo manancial.
Seis municípios discutiram as medidas desde o dia 30 de junho. De acordo com dados da Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, as audiências tiveram média de 150 participantes. Mais de 100 questionamentos e sugestões foram encaminhados ao Instituto Ambiental do Paraná.
No dia 29 de junho AmbienteBrasil publicou EXCLUSIVO: Paranaenses discutem uso da água no Aquífero Karst - terreno frágil é uma das principais preocupações, quando as audiências tiveram início. Na ocasião a diretora de meio ambiente e ação social da Sanepar, Maria Arlete Rosa, destacou que as audiências têm como objetivo fazer o licenciamento da área onde se encontra o aquífero e esclarecer para a população os impactos da atividade e a responsabilidade de cada um dos moradores. “Há importantes impactos como o da agricultura, que ainda utiliza uma forma muito convencional, com agrotóxicos”, disse à AmbienteBrasil, “nós temos que fazer um processo junto com os produtores rurais para que tenham essas informações e façam o uso da água de forma sustentada”.