Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de
Idade da pedra)
A Idade da Pedra[1] é o período da Pré-História durante o qual, os seres humanos criaram ferramentas de pedra, sendo a tecnologia mais avançada naquele então. A madeira, os ossos e outros materiais também foram utilizados (cornos, cestos, cordas, couro...), mas a pedra (e, em particular, diversas rochas de rotura conchóide, como o sílex, o quartzo, o quartzito, a obsidiana...) foi utilizada para fabricar ferramentas e armas, de corte ou percussão.
Contudo, esta é uma circunstncia necessária, mas insuficiente para a definição deste período, já que em ele tiveram lugar fenômenos fundamentais para o ser humano, quanto às aquisições tecnológicas (fogo, ferramentas, moradia, roupa, etc), a evolução social, as mudanças do clima, a diáspora do ser humano por todo o mundo habitável, desde o seu berço africano, e a revolução econômica desde um sistema caçador-coletor, até um sistema parcialmente produtor (entre outras coisas).
O intervalo de tempo que abrange a Idade da Pedra é ambíguo, disputado e variável segundo a região em questão. Por exemplo, escavações mostraram que enquanto em certos lugares como a Grã-Bretanha se vivia na Idade da Pedra, em outros, como Roma, Egito e China, já se usavam os metais e conhecia-se a escrita. Alguns grupos humanos nunca desenvolveram a tecnologia do metal fundido e, portanto, ficaram numa idade de pedra até se encontrarem com culturas tecnologicamente mais desenvolvidas [2].
Em geral, acredita-se que este período começou na África faz 2,5 milhões de anos, com a aparição da primeira ferramenta humana (ou pré-humana). A este período seguiu-se o Calcolítico ou Idade do Cobre e, sobretudo, a Idade do Bronze, durante a qual, as ferramentas desta liga chegaram a ser comuns; esta transição ocorreu entre 6000 a.C. e 2500 a.C.
Biface triangular, ferramenta de pedra talhada
Tradicionalmente vem-se a dividir a Idade da Pedra em Paleolítico, com um sistema econômico de caça-coleta e Neolítico, no qual se produz a revolução para o sistema econômico produtivo: agricultura e pecuária.
A Idade da Pedra encontra-se dividida nos períodos Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida), com um período intermédio chamado de Mesolítico, no qual usavam, ao mesmo tempo, instrumentos de pedra lascada e pedra polida. Os três períodos, por sua vez, encontram-se subdivididos.
Quando o clima começou a esfriar na Europa ocidental, os homens cobriram-se de peles de animais, procurando cavernas para se abrigar, em cujas paredes deixaram notáveis desenhos, como os encontrados na Espanha e França.
Os vestígios mais antigos do Neolítico foram encontrados na Mesopotmia e Síria, datando de cerca, de 4000 a.C. O sílex (rocha sedimentar) com que os homens faziam os utensílios era tirado de minas, cortado e polido, transformando-se em ferramentas. O clima tornara-se mais ameno, e eles haviam aprendido a cultivar e criar animais. Já construíam casas, começando a viver em grupos maiores, muitas vezes em colinas fortificadas. Conheciam a cermica, faziam roupas, abriam caminhos e enterravam os mortos sob pequenos montes.
Mesmo depois que o bronze e o ferro se tornaram conhecidos, os utensílios e o modo de vida da Idade da Pedra ainda permaneceram durante algum tempo.
Os estudiosos acreditam que, uma vez que o homem da Idade da Pedra ainda não conhecia a escrita, os desenhos que gravava nas paredes das cavernas demonstram a necessidade do ser humano de se comunicar.