História da arte islmica
[editar] Os começos da arte islmica (séculos VII-IX)
[editar] Antes do aparecimento das dinastias
Sabe-se muito pouco sobre a arquitectura anterior ao aparecimento dos Omíadas (meados do século VII). O edifício mais importante anterior à era omíada é sem dúvida a "Casa do Profeta" situada em Medina. Esta casa, cujo estatuto é mais ou menos mítico, teria sido o primeiro lugar onde se reuniam os muçulmanos para rezar, embora o islão considere que a oração possa ser efectuada em qualquer local, desde que este esteja limpo.
A Casa do Profeta possui uma importncia considerável para a arquitectura islmica, visto que ela seria o protótipo das mesquitas de planta árabe: um pátio e uma sala hispotila para as orações. Construída em materiais degradáveis (madeira e barro), não sobreviveu ao passar do tempo. A actual Mesquita do Profeta em Medina foi construída no local onde se julga que existia a casa.
É difícil distinguir os primeiros objectos islmicos dos objectos sassnidas e bizantinos, devido ao facto de partilharem as mesmas técnicas e motivos decorativos. Conhece-se uma abundante produção de cermica não vidrada, na qual se enquadra uma pequena tigela presente hoje no Museu do Louvre, cuja inscrição assegura a sua inserção no período islmico. Os motivos decorativos mais importantes são os vegetais.