Aquecimento global pode fazer dengue chegar à capital do México
Autoridades e especialistas temem que mudanças climáticas façam a dengue chegar pela primeira vez a Cidade do México, ainda que a capital esteja localizada a mais de dois mil metros de altitude.
A doença, presente em 25 dos 31 estados mexicanos, já atingiu zonas que estão a 1,8 metros acima do nível do mar - há alguns anos, casos de dengue só eram registrados em cidades com altitude inferior a 1,4 metros.
O secretário de Saúde da Cidade do México, Armando Ahued, esclareceu que a doença "poderia ser uma constante devido à adaptação do mosquito Aedes aegypti agente transmissor do vírus da dengue a alturas elevadas".
Prova da capacidade de mutação do vírus para suportar ares mais rarefeitos é que há alguns anos a doença só era encontrada no México em zonas costeiras.
Em 2008, foram registrados 12.322 pacientes com dengue clássica e 357 com hemorrágica, a forma mais agressiva da doença. Neste ano, até setembro haviam sido confirmados 18.398 casos da doença. Atualmente, o estado de Jalisco, no oeste do país, enfrenta uma epidemia.