Governo estuda proibir venda de 13 agrotóxicos no Brasil
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse que o governo estuda proibir a venda de 13 agrotóxicos comercializados no Brasil. Minc disse ainda que o governo planeja banir em todo o país também a utilização do amianto, que, segundo ele, pode levar à morte.
Ele lembrou que seis Estados têm leis que proíbem o amianto e 42 países já o substituíram.
"Vamos colocar a idéia da tecnologia limpa, produtos e técnicas que não acabem com a saúde do trabalhador. Estamos comprometidos com o banimento do amianto", afirmou.
Minc, após reunião com o ministro José Gomes Temporão (Saúde).
De acordo com Minc, o governo trabalha com uma lista de 13 agrotóxicos identificados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilncia Sanitária) e que já foram banidos em outros países. O Ibama fará estudos para levantar a ação desses agrotóxicos no meio ambiente e simultaneamente a Fundação Oswaldo Cruz analisará os impactos na saúde humana.
"Já existem alternativas a esses agrotóxicos. Estamos indo contra alguns interesses econômicos, mas não tem porque um país como a Dinamarca proibir e a gente continuar vendendo aqui", disse.
Minc anunciou a realização, em dezembro, de uma conferência de saúde ambiental. Durante a conferência, deverá ser apresentado o Plano Nacional de Qualidade do Ar, que está sendo elaborado pelos dois ministérios.