Correo electrónico:

Contraseña:

Registrarse ahora!

¿Has olvidado tu contraseña?

TUDO EM PORTUGAL
 
Novedades
  Únete ahora
  Panel de mensajes 
  Galería de imágenes 
 Archivos y documentos 
 Encuestas y Test 
  Lista de Participantes
 BEM VINDOS 
 PRINCIPAL 
 QUEM SOMOS 
 REGRAS DO GRUPO 
 FELIZ NATAL 
 FELIZ ANO NOVO 
 
 
  Herramientas
 
GEOGRAFIA: CE destaca "papel-chave" do Brasil contra crise e clima
Elegir otro panel de mensajes
Tema anterior  Tema siguiente
Respuesta  Mensaje 1 de 1 en el tema 
De: NATY-NATY  (Mensaje original) Enviado: 07/11/2009 20:21

CE destaca "papel-chave" do Brasil contra crise e clima


A Comissão Européia (CE) destacou hoje o "papel-chave" do Brasil como país emergente para enfrentar desafios globais como a crise econômica e a mudança climática, assuntos que o Governo brasileiro e a União Européia (UE) abordarão na cúpula que farão no Rio de Janeiro na segunda-feira.
O porta-voz comunitário Amadeu Altafaj ressaltou em entrevista coletiva a importncia do Brasil como economia emergente e lembrou que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, já participou da reunião do G20 em Washington, onde se impulsionou a renovação do sistema financeiro internacional.

Segundo indicou o porta-voz, o presidente da Comissão Européia (CE), o português José Manuel Durão Barroso - que virá à cúpula junto ao presidente francês e temporário da UE, Nicolas Sarkozy -, reafirmará a necessidade de "criar uma resposta global e coordenada à crise financeira". Além disso, assinalou que apoiará uma maior presença das economias emergentes e dos países em desenvolvimento na futura arquitetura econômica mundial, como o Brasil propõe.

A mudança climática também será um assunto primordial na reunião, e nesse contexto Barroso informará Lula da recente aprovação pela UE de ambiciosas medidas para conseguir reduzir em 20% as emissões de CO2 e aumentar, também para 20%, o percentual de energias renováveis entre todas as fontes energéticas na Europa até 2020.

Além disso, assinalou que as relações energéticas também estarão na agenda e, especialmente, as fontes renováveis e a produção sustentável de biocombustíveis como o etanol - o Brasil é o principal produtor e exportador mundial.

Altafaj afirmou também que ambas as partes esperam fechar um acordo sobre tráfego aéreo, assim como outro financeiro no valor de 400 milhões de euros entre o Banco de Investimentos Europeu (BEI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para cooperar na luta contra a mudança climática.

 



Primer  Anterior  Sin respuesta  Siguiente   Último  

 
©2025 - Gabitos - Todos los derechos reservados