Táxi solar chega à Polônia após percorrer 38 países
da Efe, em Varsóvia
O Solartaxi, o primeiro veículo solar que viajou ao redor do mundo, chegou nesta quinta-feira (4) a Poznan, na Polônia, onde acontece a conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a Mudança Climática, após percorrer 52 mil km e 38 países, como forma de luta contra o aquecimento global.
Kacper Pempel/Reuters
Carro criado pelo suíço Louis Palmer usa unicamente energia solar; objetivo é conscientizar sobre problema da mudança climática
Seu criador, o professor suíço Louis Palmer, começou sua odisséia em Lucerna, em seu país, em julho de 2007. O carro é movido unicamente por energia solar.
Neste peculiar táxi, que não usa nem uma gota de combustível, viajaram importantes personalidades, entre elas o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Segundo Palmer, o Solartaxi pretende conscientizar as pessoas e os governos sobre o problema da mudança climática e as distintas opções que existem para combatê-la. "As soluções estão nas mãos de todos nós, cada um pondo seu grão de areia", diz.
A iniciativa "deveria reavivar a esperança e o entusiasmo pela vida, ser um exemplo para resistir à resignação e promover a reflexão" sobre o futuro de nosso planeta, diz inventor.