Ano de 1991 – o Exército de Libertação do Povo Sudanês (SPLA) tenta induzir uma revolta em Darfur, mas é esmagado pelo exército sudanês e por uma milícia árabe.
Ano 2003 – Início do conflito em Darfur, com dois grupos armados a revelarem-se contra o governo pela situação de pobreza que a região se encontra. A partir deste ano, Darfur vive um cenário de conflito, com práticas de genocídio.
Em Julho de 2004 – Os Estados Unidos iniciam uma investigação cujo objectivo é avaliar se as atrocidades em Darfur constituíam genocídio.
Setembro de 2004 - O conselho de segurança das Nações Unidas aprova a Resolução 1564 que estabelece uma comissão de inquérito em Darfur para avaliar o conflito.
Janeiro de 2005 – Omar al Bashir, procura a paz no sul do Sudão, assinando um "acordo de paz abrangente" com o SPLA. Darfur torna-se cada vez mais ingovernável. As armas eram abundantes, importadas de guerras civis no sul do Sudão e no Chade.
Maio de 2006 - O Exército de Liberação Sudanesa, principal grupo rebelde, concorda com a proposta de acordo de paz com o Governo.
31 de Maio de 2006 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova a Resolução 1706 que prevê o envio de uma nova força de manutenção de paz da ONU.
Ano de 2006 – Tratado de paz, uma tentativa de União Africana (um bloco de países africanos) para terminar com os conflitos. Neste Tratado, o Governo concorda em desarmar Janjaweed.
31 Julho de 2007 – resolução 1743, que institui a Missão Híbrida das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID). O objectivo da UNAMID é proteger a população civil indefesa, facilitar a distribuição da assistência humanitária de emergência e ajudar a criar alguma segurança para que se chegue à paz.
Ano de 2008 – As Nações Unidas possuem mais de 9 mil soldados e policiais em Darfur, numa força conjunta ONU - União Africana.
14 de Julho de 2008 - Os procuradores da corte Penal Internacional processam o Presidente do Sudão, Omal al-Bashir, por dez crimes de guerra.
Julho de 2008 – O Secretário-Geral Adjunto da ONU para os Assuntos Humanitários, John Holmes, visita o Sudão e declara que 4,2 dos 6 milhões de habitantes de Darfur precisam de ajuda.
Março de 2009 - O Tribunal Penal Internacional emite um mandado de prisão contra o Presidente Omar al-Bashir por crimes contra a humanidade e crimes de guerra em Darfur.
Ano de 2009 – O governo de Cartum e o principal grupo de guerrilha da atormentada região do oeste sudanês, o Movimento pela Justiça e a Igualdade (JEM), assinam um acordo que deverá abrir a estrada a um acordo definitivo de paz no Darfur. O acordo prevê o fim dos ataques nos campos de deslocados, que abrigam mais de dois milhões de pessoas, e a troca de prisioneiros.
Fontes:
http://www.unicef.pt/18/06_10_19_pr_unicef_fao_pam_darfur.pdf
http://www.pordarfur.org/htmls/EEAAVkEpyFyOrfIzTr.shtml
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/83723/onu-prorroga-por-um-ano-mandato-de-missao-de-paz-em-darfur
http://www.un.org/spanish/ha/